Posted by admin On fevereiro - 14 - 2014

Raquel Lima

Existente na sociedade há séculos, a violência contra a mulher é um tema de importante debate para a devida conscientização da população para o problema. Porém, mesmo se tratando de um assunto tão importante, a mídia em geral ainda possui muita dificuldade em tratar do mesmo, por ser um tema muito complexo e abrangente.

Segundo um estudo realizado pela ANDI, o assunto é notícia apenas quando a violência se torna real, principalmente em crimes passionais e cruéis, e tratados de forma individual, o que é um erro. A violência contra a mulher deve ser tratada como um problema global, já que não é exclusividade do Brasil ou de nenhuma região específica, e está presente em todas as classes sociais e religiões, uma triste realidade.

De acordo com os dados coletados na pesquisa, cerca de 35% dos textos que abrangem o assunto estão em publicações de seções locais, onde apenas 13% do enquadramento principal está relacionado ao Estado e às suas ações para a prevenção e combate ao crime.

Ao tratar o assunto dessa maneira, sem o enfoque necessário na importância da intervenção do Governo, ou mesmo sobre o quanto é necessário o crescimento do debate sobre o assunto, não encontraremos soluções. E é papel da mídia, como um todo, fornecer a informação sobre a importância desse debate, não somente de maneira individual e em cadernos locais e policiais, mas em mídias de alcance internacional, para que possamos enfim tornar esse assunto tão amargo apenas em lembranças de uma sociedade em processo de cura.

Leave a Reply