Posted by admin On fevereiro - 12 - 2014

Raquel Satto e Sandro Aurélio

A Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), juntamente com as agências que integram a Rede ANDI América Latina, publicou em 2009 o estudo “Direitos, Infância e Agenda Pública” que traz a análise da cobertura jornalística de 12 países, entre 2005 e 2007, dos mais variados temas que dizem respeito aos direitos e à qualidade de vida das crianças e jovens. Ao todo, foram analisados quase 800 mil textos, de aproximadamente 130 publicações.

O estudo mostra que existe uma “coerência” na agenda da grande mídia no que tange às pautas que envolvem crianças e adolescentes. No geral, em todos os países, os três temas mais abordados foram educação, saúde e violência. Por exemplo, educação foi o tema mais abordado em todos os países, enquanto violência foi, durante os anos de estudo, sempre o segundo tema mais debatido, centralizando em média 13,7% da cobertura (exceto na Argentina, e no ano de 2006, onde violência esteve à frente da educação). Em contrapartida, lamentam que a discussão de leis específicas para crianças e adolescentes praticamente não exista nos veículos analisados.

Visando essa necessidade de existirem discussões sobre políticas públicas aptas a combater os desafios associados aos direitos das crianças e adolescentes, e a obrigação da mídia noticiosa em monitorar as atividades desenvolvidas pelos governos da região, a publicação da ANDI se mostra como uma fonte na elaboração das matérias e como uma orientação nos rumos em que a cobertura das temáticas abordadas podem tomar.

Leave a Reply