Posted by admin On janeiro - 30 - 2014

Luma Oliveira e Tamara Pinho

Tráfico, usuários ou o vício, as drogas são temas que constantemente estão na mídia. A forma como o tema é abordado varia de acordo com o veículo de comunicação. A presente análise tem o objetivo de mostrar como é feita a cobertura das drogas pelo programa Policia 24h, também conhecido como P24h. A análise será feita a partir de três episódios.

“Polícia 24h” é um programa seriado transmitido às 22:30 das quintas-feiras, pela Rede Bandeirantes, recentemente Band. Um repórter e câmera acompanham policiais em ação, mostrando como são feitas buscas e apreensões originadas de denúncias. Os programas analisados foram exibidos em anos distintos, mas com o mesmo tema: drogas.

O primeiro, transmitido em 21/07/2011, é o primeiro do programa e mostra uma ação de buscas em casas que foram denunciadas, como de traficantes. No início, é explicada a operação e durante é mostrado ao telespectador como os policiais agem, suas conversas com os suspeitos além de explicação de termos usados.

O segundo programa foi ao ar no dia 24/04/212 e consiste em uma operação em pontos denunciados, como de venda de drogas. O terceiro, de 14/11/2013, retrata como são tratados os moradores da comunidade de Nova Era/RJ pelos traficantes. Os policiais receberam a denuncia de que os moradores estariam sendo maltratados pelos traficantes e foram averiguar.

Como o mesmo tema, mas em diferentes ocasiões e enquadramentos, os episódios do “Polícia 24h” tentam mostrar de forma mais realística como são as operações. Os personagens principais são os policiais e a partir da visão deles é que o telespectador irá acompanhar as ações. Os traficantes são usados como fontes. Por meio de conversas, os policiais vão obtendo informações sobre como e por quanto as drogas são vendidas, além de quanto ele está recebendo pelas vendas.

Os três episódios do “Polícia 24h” mostram drogas ilícitas como maconha, cocaína e crack, inclusive na hora que elas são apreendidas.

O programa tenta por fim a alguns estereótipos. Em um dos episódios, o policial explica que apesar da comunidade de Nova Era/RJ, ser um local perigoso e conhecido pelo tráfico, não existe só “malandro”, existem pessoas honestas e de bem que moram no local, e por isso é preciso ter precaução nas abordagens dos suspeitos.

Na tentativa de prender a atenção dos telespectadores, o P24h utiliza um discurso perto do real, filmando o acontecimento da forma como ele….. A própria descrição do programa afirma, “é um programa sem maquiagem. Um registro real do dia a dia nada fácil dos policiais.” A produção do programa conta com doze câmeras e acompanha as ocorrências e sua resolução, a análise das atitudes dos policiais fica por conta do público, que julga os devidos comportamentos.

Leave a Reply