Posted by admin On julho - 9 - 2013

por Mayra Santos Costa; Iago Rezende; Kenia Marcilia;

Thiago Anselmo; Maria Fernanda Pulici

A Veja é uma revista de distribuição semanal da editora Abril, criada em 1968. Apesar de não ser explícito, podemos ponderar que a revista segue uma linha editorial alinhada à direita. Observa-se esse aspecto principalmente na editoria política, com o enaltecimento de políticos afiliados à ala direitista.

Os conteúdos e a temática das matérias de capa se diferem entre as edições analisadas e não tratam de temas políticos ou econômicos, abordados com frequência pela revista, deixando os mesmos para as editorias de Brasil, economia e internacional. Essas editorias acabam ganhando mais destaque e espaço na revista do que as próprias matérias de capa. Na edição 2323, por exemplo, a matéria de capa conta com oito páginas e a editoria Brasil conta com 12 páginas. Além do espaço maior no suporte, as abordagens tratadas pela revista nessas outras editorias são as que revelam mais claramente a linha editorial que a Veja adota.

Os interlocutores que prevalecem nas matérias analisadas são especialistas e entrevistados que já vivenciaram tais situações. A utilização de dados institucionais também é predominante para comprovar e dar credibilidade ao texto juntamente com os infográficos (que muitas vezes são simples, mas diretos).

Os infográficos ajudam a compor o conteúdo do corpo da reportagem, além de explicar melhor o que foi abordado no próprio texto. Outro recurso visual muito utilizado são as fotografias, embora elas sejam, em sua maioria, de caráter ilustrativo. A utilização desses recursos visuais chega a ser tanta que ocupa um espaço maior do que o próprio corpo de texto da reportagem. A Veja usa também ilustrações, indicando, pelos elementos que as compõem, a abordagem que será adotada ao tema na construção da reportagem.

Categories: Destaque

Leave a Reply