Diretora da Regional Sudeste da Intercom, Iluska Coutinho, fala da importância dos minicursos e oficinas

por Leilane Stauffer e Natanael Vieira – UniBH

Iluska Coutinho. Foto: Íris Zanetti

Um dos diferenciais do XVII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste é a quantidade e a diversidade de oficinas e minicursos oferecidos. A diretora da Regional Sudeste da Intercom, Iluska Coutinho, responsável pela seleção de trabalhos inscritos para apresentação, considera que o Intercom, por meio das atividades, torna-se um espaço de encontro, marcado por diferentes formas de estabelecer novas relações. “Uma das principais felicidades do Congresso é a celebração de encontros”.

“O livro é fundamental, mas no Intercom ele passa a ser o ponto de partida e não mais o de chegada”

As oficinas e minicursos são ambientes preferenciais para esse tipo de socialização. “São espaços que trazem um olhar diferente daquele do cotidiano. Há muita troca de experiências e, com isso, a promoção de novas parcerias de estudo, pesquisa e trabalho”, frisa a diretora. Uma delas é a possibilidade de interagir com os autores que fizeram parte da formação acadêmica dos congressistas. Para Iluska, o contato com a bibliografia dos cursos recebe nova dimensão: “o livro é fundamental, mas no Intercom ele passa a ser o ponto de partida e não mais o de chegada”.

“A organização providenciou número recorde de minicursos e oficinas”

No Congresso, as redes de ensino se concretizam na diversidade da programação. Ao mesmo tempo, a procura se mostra ampla em diversas áreas. Diante disso, Iluska Coutinho explica com quais finalidades as atividades foram pensadas. “Os minicursos estabelecem um viés mais próximo da pesquisa, do ensino voltado para a comunicação. Já as oficinas são mais voltadas a estudantes e profissionais interessados na área prática, para quem busca constante atualização”.

Com mais de 500 trabalhos submetidos – número semelhante a um evento nacional –, Iluska tem uma expectativa bastante positiva e elogia a equipe organizadora. “Como diria nossa vice-presidente [Marialva Barbosa], o trabalho do pessoal de Ouro Preto ‘está um espetáculo’!”. Ela destaca o carinho, o envolvimento, o atendimento de qualidade e a divulgação eficiente da equipe do Intercom Sudeste 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>