Propostas de mídias convergentes desenvolvidas em universidades brasileiras – DT3 inicia sessões com mesa de abertura

por Laio Monteiro

Franscico Daher, Sérgio Meyer e Rodrigo Botelho. Foto: Isadora Faria

Abrindo as atividades da DT3 – Relações Públicas e Comunicação Organizacional, o professor de Jornalismo da UFOP, Francisco Daher, coordenou a sessão de abertura da divisão temática, cujo tema era “Rede Ifes: uma perspectiva convergente”, juntamente com mais quatro convidados. O evento aconteceu nessa sexta-feira, 29, e contou com a participação de diversos congressistas.

Abordando a questão das redes de conexões e a integração, os palestrantes apresentaram softwares e plataformas convergentes desenvolvidos em universidade brasileiras. São dispositivos que possibilitam a troca midiática e maior interatividade, como o SACI (Sistema de Apoio e Comunicação Integrada), criado por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a plataforma UniverTV, uma tevê inteligente projetada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). De acordo com Francisco Daher, mesmo diante dessas inovações que facilitam o processo de interação, o sujeito ainda é indispensável. “Quem faz a convergência não é a tecnologia, são as pessoas”, afirma. Ele ainda ressalta o grande desafio no desenvolvimento de uma mídia convergente no Brasil, “É preciso ter o apoio dos órgãos públicos e da própria universidade”, declara.

A mesa coordenada por Daher, abriu as sessões da DT 3. Confira clicando aqui todos os trabalhos que já foram e os que ainda serão apresentados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>