“Expocom é a vedete do Intercom”, diz Sônia Pessoa, uma das coordenadoras da Comissão Expocom Intercom Sudeste 2012

por Ruleandson do Carmo

Sessões da Expocom movimentam Intercom Sudeste 2012. Foto: Paula Peçanha

Recebendo dezenas de trabalhos de estudantes de diversas Instituições de Ensino Superior, a Exposição de Pesquisa Experimental  em Comunicação – Expocom realmente confirma a fala empolgada de uma das coordenadoras da Comissão Expocom do Intercom Sudeste 2012 Sônia Pessoa. Os trabalhos na Comissão foram divididos com o professor do Curso de Jornalismo da Ufop Adriano Medeiros.

Segundo Sônia, a “A Expocom reúne um grande número de estudantes que têm a oportunidade de concorrer ao maior prêmio de comunicação do país.  É o reconhecimento do trabalho realizado pelos alunos nas disciplinas e práticas laboratoriais. Além disso, acontece uma grande troca de informação, conhecimento e divulgação da produção dos alunos das instituições de ensino brasileiras”.

O professor Adriano Medeiros também bateu um papo conosco, sobre os processos que antecedem as sessões , a seleção dos trabalhos e a produção dos artigos que acompanham os trabalhos enviados. Confira abaixo, na íntegra, o nosso bate-bola com Medeiros:

As seleções começam desde as indicações das IES e terminam no congresso nacional. Como passar por várias etapas e critérios colabora para a formação do aluno?
Medeiros: Acreditamos que permeando todo este processo, o aluno ganha a possibilidade de uma maior integração com diversas instâncias institucionais, tanto de sua faculdade sede, como daquelas que são representadas por trabalhos que também disputam o primeiro lugar em cada modalidade. Dessa maneira, ele também vai conhecendo pessoas, processos, conceitos que, muitas vezes, podem ser complementares ao seu projeto atual ou para alguma ação futura. Além disso, a participação no processo de seleção do Expocom pode contribuir em aspectos como o desenvolvimento e aprofundamento do trabalho em grupo, o diálogo com novas realidades, bem como o conhecimento prévio de mecanismos de competição construtiva ligados à Comunicação Social.

Não basta apenas enviar um produto, é preciso explicar como ele foi feito por meio de um artigo. Acreditam, na Comissão, que isso faça os alunos perceberem aspectos que antes passavam despercebidos no próprio trabalho?
Medeiros
: Pensamos que saber apresentar e dialogar sobre a sua própria construção é fundamental. Na Expocom, nossos alunos ganham uma importante janela para exposição dos resultados de seus processos criativos e, ao mesmo tempo, de debate a respeito dos mesmos. Para escrever e falar sobre aquilo que conceberam previamente eles precisam, novamente, de outro momento de reflexão, de se debruçar sobre aquele produto e identificar nele suas características, qualidades e imperfeições. Ao assumirem a obra nessas novas vertentes dialógicas visualizam novas possibilidades e adquirem, com certeza, novos conhecimentos.

Serviço
As sessões da Expocom continuam até amanhã, último dia da Expocom. Clique aqui para conferir os trabalhos e horários.

Cerimônia de premiação
Horário: 18h – 20h
Cine Teatro Vila Rica (Praça Reinaldo Alves de Brito, nº 47, Centro, Ouro Preto/MG).
Apresentação: Elias Santos