Mídia, consumo e ética em pauta na abertura da DT 8

por Natanael Vieira – UniBH

Ana Paula Bragaglia, Maria Thereza Toledo e Diego Francisco. Foto: Nathália Viegas

A Divisão Temática 8 – Estudos interdisciplinares da Comunicação, (DT8), sob coordenação geral de Vanessa Maia (UFSJ), foi aberta pela professora adjunta do Centro Universitário da Cidade e coordenadora da mesa, Maria Thereza Toledo, na companhia da professora de Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense, Ana Paula Bragaglia. Os ex-alunos do Centro Universitário da Cidade Felipe Cardoso e Diego Francisco também participaram da cerimônia.

As considerações iniciais das professoras e as apresentações dos alunos convergiram para o tema central: mídia, consumo e ética. Maria Thereza avalia que a temática é importante porque “é em torno dessas discussões que muitas coisas são pensadas. E isso gera ação. Temos algumas propostas de Leis que partiram de debate”. A professora acredita que tudo isso contribui para “incentivar os alunos de comunicação a produzirem em torno disso”, destacando as soluções éticas para dilemas sociais.

A professora Ana Paula Bragaglia também partilha desse pensamento. Para Ana Paula, há uma demanda social por esse tipo de debate e “os congressos de comunicação não podem ficar de fora disso, a sociedade pede esse tipo de reflexão”. No decorrer da abertura, a professora deu um panorama das principais temáticas discutidas na atualidade como a publicidade infantil, de medicamentos, de bebidas alcoólicas e de automóveis. “Até pouco tempo atrás não havia espaço para discussões tão específicas assim. Fiquei muito feliz quando a organização do evento aceitou nossa ementa”, comemora.

Congressistas durante a mesa de abertura da DT 8

Os ex-alunos do Centro Universitário da Cidade também tiveram participação ativa. Diego apresentou um estudo de caso sobre o sensacionalismo na televisão brasileira. A análise teve como objeto empírico o programa da TV Bandeirantes, “Brasil Urgente”. Ele mostrou como a atração apresentada por José Luiz Datena usa de artifícios da linguagem para manter a audiência e figurar como defensor da sociedade. Felipe discorreu acerca de um novo plano elaborado para a Rede Brasileira de Química Verde, instituição do terceiro setor. Entre outros aspectos, ele falou dos dilemas no desenvolvimento do projeto relacionados à diferenciação dos termos e conceitos do marketing aplicados ao novo cenário pautado pela sustentabilidade e ética.

A DT 8 continuou após a abertura com a apresentação de trabalhos inscritos no XVII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste. Serão três sessões que irão até 13h na sala C2 do segundo andar do Centro de Convenções da UFOP. Confira abaixo a programação completa da DT.