Veja as atividades de extens\u00e3o coordenadas por professoras e professores do Jornalismo\/UFOP, que est\u00e3o em andamento em 2016. Na p\u00e1gina dos Docentes <\/a>\u00e9 poss\u00edvel ter acesso ao curr\u00edculo de docentes que atuam na Extens\u00e3o e encontrar seus respectivos contatos.<\/p>\n Introdu\u00e7\u00e3o \u00e0 aprecia\u00e7\u00e3o da arte<\/strong> Nos Bastidores da Not\u00edcia<\/i>: M\u00eddia e Democracia<\/strong> Sujeitos de suas hist\u00f3rias Identidades, afetos, cotidiano e mem\u00f3ria em Mariana <\/strong>(a\u00e7\u00e3o vinculada) Novos sujeitos de futuras hist\u00f3rias<\/strong> (a\u00e7\u00e3o vinculada) Mem\u00f3rias do trauma<\/strong> (a\u00e7\u00e3o vinculada) Observat\u00f3rio da Cidade<\/strong>\u00a0(a\u00e7\u00e3o vinculada) Pequenos Ouvintes <\/strong>(a\u00e7\u00e3o vinculada) Veja tamb\u00e9m<\/strong> Saiba mais<\/strong>
Curso sobre conceitos fundamentais para a aprecia\u00e7\u00e3o de arte, com uma forte \u00eanfase na produ\u00e7\u00e3o art\u00edstica dos \u00faltimos quinhentos anos.
Coordena\u00e7\u00e3o: Prof. Paulo Monteiro Nunes<\/p>\n
A\u00e7\u00f5es extensionistas com vistas \u00e0 divulga\u00e7\u00e3o do Direito \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o, cujo exerc\u00edcio contribui para que os cidad\u00e3os se reconhe\u00e7am na condi\u00e7\u00e3o, n\u00e3o s\u00f3 de titulares deste direito, mas de sujeitos do processo comunicativo, que exclui parcelas significativas da popula\u00e7\u00e3o e acentua preconceitos e desigualdades. Destina-se a jovens estudantes de escolas p\u00fablicas marianenses (incluindo distritos) intermediados por professores das escolas parceiras e por estudantes do Jornalismo UFOP.
Coordena\u00e7\u00e3o: Prof. Ju\u00e7ara Gorski Brittes
Saiba mais sobre o projeto: http:\/\/projetobastidores.wixsite.com\/jornal\/sobre<\/a><\/p>\n
<\/strong>Programa de extens\u00e3o, com diversas a\u00e7\u00f5es vinculadas, que situa comunidades de Mariana – crian\u00e7as e sujeitos atingidos pelo rompimento das barragens – como protagonistas na produ\u00e7\u00e3o e circula\u00e7\u00e3o de narrativas \u2013 verbo-visuais, audiovisuais, l\u00fadicas. Narrativas que desvelam e resgatam cotidianos, hist\u00f3rias e mem\u00f3rias de lugares, pessoas, afetos, em busca de captar e construir identidades e imagin\u00e1rios, bem como desconstruir preconceitos e propor imagin\u00e1rios alternativos. S\u00e3o a\u00e7\u00f5es ligadas a jornalismo cidad\u00e3o, fotografia, escrita, audiovisual, narrativas e \u00e0 comunica\u00e7\u00e3o como direito humano, pr\u00e1tica social e dimens\u00e3o fundamental da vida.
Coordena\u00e7\u00e3o: Profa. Karina Gomes Barbosa
Site oficial: www.sujeitosdesuashistorias.com<\/a>\n
Facebook do projeto<\/a>\n<\/p>\n
O objetivo desta a\u00e7\u00e3o extensionista \u00e9 tornar os atingidos da trag\u00e9dia da Samarco protagonistas de narrativas: do lugar, do patrim\u00f4nio, das paisagens, da(s) hist\u00f3ria(s), das mem\u00f3rias e das pessoas. Para isso, o projeto intenta continuar a oferecer meios para que moradores de comunidades atingidas sejam capazes de narrar, verbo-visualmente, acompanhados de estudantes de jornalismo, fragmentos do que podem constituir suas identidades e imagin\u00e1rios, permeados pelo afeto como forma de conhecimento e apropria\u00e7\u00e3o de espa\u00e7os. \u00c9 ouvir \u2013 e tornar aud\u00edveis \u2013 vozes de sujeitos que formam e s\u00e3o conformados pelo lugar, que o humanizam.
Coordena\u00e7\u00e3o: Profa. Karina Gomes Barbosa da Silva<\/p>\n
O projeto busca promover oficinas junto a crian\u00e7as de 5 a 8 anos em busca de construir, veicular e disseminar novas representa\u00e7\u00f5es, alternativas \u00e0quelas hegem\u00f4nicas na m\u00eddia, que refor\u00e7am as assimetrias do patriarcado. Utiliza, para tanto, ferramentas da comunica\u00e7\u00e3o e do brincar, investindo na ludicidade. A ideia \u00e9 que esses sujeitos possam construir novos imagin\u00e1rios de g\u00eanero, que permitam a meninos e meninas identidades mais livres e com novos engendramentos.
Coordena\u00e7\u00e3o: Profa. Karina Gomes Barbosa<\/p>\n
Este projeto busca escavar, resgatar, indexar, unificar, arquivar e socializar, mem\u00f3rias e suportes de mem\u00f3rias de sujeitos das comunidades atingidas pelo rompimento das barragens da Samarco, em 2015. Faz isso ao entender que as narrativas e os resgates de mem\u00f3rias s\u00e3o importantes aliados no processo de repara\u00e7\u00e3o do trauma e na reintegra\u00e7\u00e3o do sujeito ao tempo e ao mundo “normal” ap\u00f3s o evento traum\u00e1tico, que separa o sujeito do campo do simb\u00f3lico.
Coordena\u00e7\u00e3o: Prof. Andr\u00e9 Lu\u00eds Carvalho<\/p>\n
<\/strong>Este projeto de extens\u00e3o se ancora nos princ\u00edpios do jornalismo c\u00edvico para criar um observat\u00f3rio de monitoramento dos servi\u00e7os p\u00fablicos oferecidos pelos governos municipal, estadual e federal em Mariana. E a partir dele construir uma rede de \u00a0troca de informa\u00e7\u00f5es, debates, e busca por solu\u00e7\u00f5es a problemas detectados entre os moradores locais, tendo em vista a garantia e fortalecimento da cidadania. Tal observat\u00f3rio visa mensurar a qualidade da oferta desses servi\u00e7os, a transpar\u00eancia com que s\u00e3o distribu\u00eddos (crit\u00e9rios utilizados, equidade dos valores, montantes, quantidades, acesso da popula\u00e7\u00e3o a eles), assim como avaliar a resolu\u00e7\u00e3o de problemas enfrentados pela popula\u00e7\u00e3o marianense. Vinculado ao programa de extens\u00e3o Sujeitos de suas hist\u00f3rias, compreende a comunica\u00e7\u00e3o como direito humano e como ferramenta essencial para o aprofundamento da democracia, e percebe o jornalismo como atividade indissoci\u00e1vel para o fortalecimento dos sujeitos como cidad\u00e3os. Em 2017, o projeto se debru\u00e7ou a oferta de servi\u00e7os p\u00fablicos de \u00e1gua e luz em Mariana, a partir da demanda dos moradores.
Coordena\u00e7\u00e3o: Prof. Andr\u00e9 Lu\u00eds Carvalho<\/p>\n
<\/strong>Este projeto busca produzir e veicular programa\u00e7\u00e3o sonora\/radiof\u00f4nica para crian\u00e7as de Mariana e Ouro Preto, tornando meninos e meninas potenciais ouvintes deste meio de comunica\u00e7\u00e3o e familiarizados com a linguagem radiof\u00f4nica. Al\u00e9m de ouvintes, o projeto busca utilizar a participa\u00e7\u00e3o ativa das crian\u00e7as para a constru\u00e7\u00e3o do programa, que gira em torno das culturas infantis: can\u00e7\u00f5es, parlendas, trava l\u00ednguas, conta\u00e7\u00e3o de hist\u00f3rias. Tornam-se, assim, co-protagonistas na produ\u00e7\u00e3o midi\u00e1tica voltada a eles, por meio do compartilhamento de seus saberes, de seus imagin\u00e1rios. Tendo em vista que a m\u00eddia constitui-se um dos elementos-chave das culturas infantis, a inclus\u00e3o de crian\u00e7as no processo produtivo, n\u00e3o apenas nos processos de recep\u00e7\u00e3o ativa, aumenta a capacidade de ag\u00eancia e autonomia deles, bem como o controle sobre os processos midi\u00e1ticos que lhes dizem respeito. Para al\u00e9m disso, a oralidade, recurso bastante familiar \u00e0s crian\u00e7as em idade pr\u00e9-escolar (at\u00e9 6 anos), ainda n\u00e3o alfabetizadas, \u00e9 pouco explorada pela comunica\u00e7\u00e3o, tendo em vista que existem poucas iniciativas de r\u00e1dio voltadas para crian\u00e7as, e tem potencial democr\u00e1tico de saberes, conte\u00fados, cultura. A escuta do r\u00e1dio se liga \u00e0 capacidade imaginativa da crian\u00e7a por meio da produ\u00e7\u00e3o de paisagens sonoras e da cria\u00e7\u00e3o de imagens mentais. H\u00e1 tamb\u00e9m o incentivo ao registro e acompanhamento da temporalidade do r\u00e1dio, \u00e0 pr\u00f3pria escuta e a outras modalidade de aten\u00e7\u00e3o.
Coordena\u00e7\u00e3o: TAE Luana Viana<\/br>Facebook do projeto<\/a>\n
Instagram do projeto<\/a>\n<\/p>\n
Docentes do Jornalismo UFOP<\/a>
Grupos de pesquisa do Jornalismo UFOP<\/a><\/p>\n
O que \u00e9 Extens\u00e3o?<\/a>
Pr\u00f3-Reitoria de Extens\u00e3o da UFOP<\/a>
A\u00e7\u00f5es extensionistas da UFOP \u2013 Pr\u00f3-Reitoria da Extens\u00e3o<\/a><\/p>\n\r\n