Confira a rela\u00e7\u00e3o de grupos de pesquisa em atividade no curso de Jornalismo da UFOP e registrados no Diret\u00f3rio de Grupos de Pesquisa do CNPq. Os interesses de pesquisa de cada docente a partir do projetos em andamento indicados podem ser consultados em seus curr\u00edculos Lattes<\/a>.<\/p>\n Converg\u00eancia e Jornalismo (ConJor)<\/a> Cultura Fotogr\u00e1fica<\/a> Emerg\u00eancias: coletivo de pesquisa, extens\u00e3o e ativismo em comunica\u00e7\u00e3o<\/a> Estudos sociais em linguagem, mem\u00f3ria e cultura visual<\/a> M\u00eddia e Intera\u00e7\u00f5es Sociais (Giro)<\/a><\/strong> Po\u00e9ticas Fotogr\u00e1ficas<\/a><\/strong> Ponto<\/strong><\/a>
<\/strong>O Grupo de Pesquisa Converg\u00eancia e Jornalismo busca analisar o fen\u00f4meno da constru\u00e7\u00e3o da not\u00edcia a partir de m\u00faltiplos olhares, buscando construir um di\u00e1logo entre os projetos e linhas de pesquisa que o comp\u00f5em. Com foco nos processos de converg\u00eancia jornal\u00edstica de conte\u00fado, tecnol\u00f3gica, de gest\u00e3o e profissional as pesquisas tentam compreender estas muta\u00e7\u00f5es e suas consequ\u00eancias. O grupo organiza-se nas linhas: a) Estudos do Som; b) M\u00e9todos Digitais, que congregam estudantes de pesquisadores de diversas universidades brasileiras. Suas pesquisas est\u00e3o baseadas na an\u00e1lise do processo de tecnologiza\u00e7\u00e3o das reda\u00e7\u00f5es e a inser\u00e7\u00e3o do jornalismo e da comunica\u00e7\u00e3o no cen\u00e1rio da converg\u00eancia, buscando lidar com os desafios e encruzilhadas que obrigam a uma revis\u00e3o nos fazeres e na compreens\u00e3o dos meios. Entende-se que tais reconfigura\u00e7\u00f5es giram em torno do perfil do jornalista, da ado\u00e7\u00e3o de tecnologias, da audi\u00eancia e dos conhecimentos t\u00e9cnicos necess\u00e1rios para o cotidiano da informa\u00e7\u00e3o. Os meios de comunica\u00e7\u00e3o, nesse contexto, s\u00e3o obrigados a se adaptar a uma realidade p\u00f3s-massiva, em que a centraliza\u00e7\u00e3o da circula\u00e7\u00e3o de informa\u00e7\u00f5es est\u00e1 fragilizada e o ouvinte assume um papel mais ativo. Fundado em 2010 na Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen, o ConJor foi transferido para a UFOP em 2014.\n
Docentes: Debora Cristina Lopez (L\u00edder); Marcelo Freire Pereira de Souza (L\u00edder); Carlos J\u00e1uregui; Luana Viana; Nair Prata; Nat\u00e1lia Cortez; Thiago Caldeira
Site: www.conjor.com.br<\/a><\/p>\n
<\/strong>Grupo de Cultura, Ensino, Extens\u00e3o e Pesquisa que, com base do aporte te\u00f3rico e metodol\u00f3gico dos Estudos em Comunica\u00e7\u00e3o e na concord\u00e2ncia com os Planos Nacional de Cultura e de Educa\u00e7\u00e3o, visa oferecer valor \u00e0 sociedade brasileira mediante a produ\u00e7\u00e3o e difus\u00e3o de conhecimentos art\u00edsticos, cient\u00edficos e tecnol\u00f3gicos \u00fateis ao campo da cultura, em particular ao da fotografia.
Docentes: Fl\u00e1vio Valle (l\u00edder)<\/p>\n
<\/strong>As a\u00e7\u00f5es s\u00e3o pautadas pelas configura\u00e7\u00f5es das redes sociot\u00e9cnicas comunicacionais impulsionadas pela emerg\u00eancia de sociabilidades mediadas pela conex\u00e3o de redes territoriais e intera\u00e7\u00f5es digitais. Tal cen\u00e1rio tornou poss\u00edvel trazer para o debate vozes pouco presentes, historicamente, nas discuss\u00f5es de interesse p\u00fablico e nos discursos midi\u00e1ticos. A pandemia da Covid-19 acelerou este processo e desvelou a consci\u00eancia de uma conex\u00e3o de todas as coisas. Essa abordagem ecol\u00f3gica, ancestral para os povos origin\u00e1rios, \u00e9 uma alternativa vi\u00e1vel para pensar um novo tipo de materialidade conectada. \u00c9 nesta perspectiva que apostamos na abordagem das emerg\u00eancias comunicacionais a partir de trabalhos emp\u00edricos e te\u00f3ricos que comp\u00f5e uma certa ideia de uma comunica\u00e7\u00e3o pelo equ\u00edvoco, a partir da experi\u00eancia de tradu\u00e7\u00e3o de mundos dos xam\u00e3s yanomamis, mas tamb\u00e9m de outras cosmologias origin\u00e1rias. O coletivo concentra as a\u00e7\u00f5es que abordam experi\u00eancias jornal\u00edsticas no Observat\u00f3rio jornalismo(S)<\/a> e est\u00e1 inserido numa rede de a\u00e7\u00f5es, pela Plataforma Cidadania Digital<\/a>.
Docentes: Adriana Bravin; Evandro Jos\u00e9 Medeiros Laia (l\u00edder); Lara Linhalis Guimar\u00e3es<\/p>\n
<\/strong>O grupo re\u00fane atividades de pesquisas e extens\u00e3o transdisciplinares que envolvem os campos da comunica\u00e7\u00e3o, da cultura visual, da linguagem e do discurso, da mem\u00f3ria social e da hist\u00f3ria. Tem como foco os di\u00e1logos e atravessamentos destes campos no entrecruzamento da comunica\u00e7\u00e3o com as tecnologias da comunica\u00e7\u00e3o e informa\u00e7\u00e3o (TICs), os modos de produ\u00e7\u00e3o de subjetividades e de subjetiva\u00e7\u00e3o, como tamb\u00e9m os modos de produ\u00e7\u00e3o e circula\u00e7\u00e3o de discursos, da constitui\u00e7\u00e3o de sentidos e narrativas que componham a realidade e a mem\u00f3ria. Em particular, d\u00e1 \u00eanfase para temas emergentes no contexto do capitalismo e das lutas biopol\u00edticas que englobam os movimentos sociais, a gest\u00e3o da vida e do ambiente, direitos humanos, g\u00eanero, diversidade, ra\u00e7a, etnia e classe, entre outros pontos, em perspectivas de interseccionalidade e produ\u00e7\u00e3o local do conhecimento.
Docentes: Adriana Bravin; Adriano Medeiros da Rocha; Frederico Salom\u00e9 de Oliveira; Maria Luc\u00edlia Borges e Ricardo Augusto Orlando (l\u00edder)<\/p>\n
O Grupo de Pesquisa em M\u00eddia e Intera\u00e7\u00f5es Sociais<\/a> tem como eixo compreender a presen\u00e7a da m\u00eddia na sociedade contempor\u00e2nea e seu entrela\u00e7amento \u00e0s intera\u00e7\u00f5es sociais, configurando processos de produ\u00e7\u00e3o e circula\u00e7\u00e3o de sentidos na sociedade. Tal foco encaminha um olhar sobre os sujeitos, cujas intera\u00e7\u00f5es correspondem a pr\u00e1ticas constituintes da vida social segundo contextos s\u00f3cio-hist\u00f3ricos marcados por negocia\u00e7\u00f5es e conflitos. Essa concep\u00e7\u00e3o alia-se a um entendimento alargado da m\u00eddia, para al\u00e9m dos meios de comunica\u00e7\u00e3o tradicionais, em suas dimens\u00f5es t\u00e9cnica e institucionais, observando as modula\u00e7\u00f5es culturais por ela engendradas em tens\u00e3o com quest\u00f5es de ordem \u00e9tica, est\u00e9tica e pol\u00edtica. Privilegia-se a visada sobre processos cotidianos de m\u00fatua afeta\u00e7\u00e3o acionados nas rela\u00e7\u00f5es existentes entre os sujeitos e as diversas materialidades midi\u00e1ticas. As pesquisas desenvolvidas orientam-se pela problematiza\u00e7\u00e3o e an\u00e1lise dos formatos que a m\u00eddia constr\u00f3i e que acionam processos comunicativos singulares, tangenciados por distintos p\u00fablicos.
Docentes: Denise Figueiredo Barros do Prado e Frederico de Mello Brand\u00e3o Tavares
Site: http:\/\/giro.ufop.br\/<\/a><\/p>\n
O Po\u00e9ticas Fotogr\u00e1ficas, grupo de pesquisa interinstitucional formado por pesquisadores de tr\u00eas universidades (UFOP, UFS e UFBA), nasceu com o intuito de desdobrar a discuss\u00e3o sobre a fotografia dentro do campo da comunica\u00e7\u00e3o. O grupo concentra-se nos estudos acerca da imagem fotogr\u00e1fica, sobretudo em termos de cria\u00e7\u00e3o, express\u00e3o e frui\u00e7\u00e3o, entendendo-a em um cen\u00e1rio de expans\u00e3o e integra\u00e7\u00e3o com outros meios e linguagens, em seus limites imprecisos.
Docente: Ana Carolina Lima Santos
Na internet: Facebook<\/a><\/p>\n
Este grupo de pesquisa parte do ponto, dos sentidos e do que o fazemos significar, para pensar na comunica\u00e7\u00e3o a partir de sujeitos que a atravessam e s\u00e3o atravessados e constitu\u00eddos por ela, seja a partir da mirada das pr\u00e1ticas jornal\u00edsticas; na rela\u00e7\u00e3o dos afetos com a comunica\u00e7\u00e3o; na materialidade das imagens; nos estudos de g\u00eanero; na produ\u00e7\u00e3o de sentidos da cultura pop; no estudo das narrativas midi\u00e1ticas; no teor testemunhal como um dos eixos caros a essas narrativas, em um mundo marcado por cat\u00e1strofes e outros eventos traum\u00e1ticos que o reconfiguram permanentemente. A interface dos sujeitos com a comunica\u00e7\u00e3o \u00e9 nosso ponto de partida. Nossos pontos de chegada s\u00e3o a boniteza da procura; podem ser as descobertas.
Docentes: Karina Gomes Barbosa (l\u00edder), Andr\u00e9 Lu\u00eds Carvalho, Felipe Viero, Marta Maia (l\u00edder)
Na internet: Facebook<\/a><\/p>\n