O N\u00facleo Docente Estruturante (NDE) \u00e9 uma inst\u00e2ncias fundamentais da gradua\u00e7\u00e3o, com papel estrat\u00e9gico na defini\u00e7\u00e3o de conceitos e pr\u00e1ticas que devem nortear o curso e os processos de acompanhamento e avalia\u00e7\u00e3o. Em poucas palavras, trata-se de um grupo de professoras e professores que participam da constru\u00e7\u00e3o da identidade do curso, compreendem bem as quest\u00f5es do campo de estudos, dos processos pedag\u00f3gicos e da forma\u00e7\u00e3o do profissional.<\/p>\n
Criado pela Portaria MEC n\u00ba 147, de 02 de fevereiro de 2007, ganhou contornos mais definidos com a Resolu\u00e7\u00e3o da Comiss\u00e3o Nacional de Avalia\u00e7\u00e3o da Educa\u00e7\u00e3o Superior (CONAES) N\u00ba 01 de 17 de junho de 2010, baseada tamb\u00e9m no Parecer CONAES n\u00ba 04 de 17 de junho. Os dois documentos estabelecem o papel do NDE nos cursos e sua atua\u00e7\u00e3o como \u00f3rg\u00e3o consultivo do Colegiado e obrigat\u00f3rio a todas as gradua\u00e7\u00f5es do pa\u00eds. Estes documentos tamb\u00e9m marcam a distin\u00e7\u00e3o entre o papel do Colegiado, de \u00eanfase administrativa, e do NDE, de defini\u00e7\u00e3o e acompanhamento do projeto pedag\u00f3gico, de sua implementa\u00e7\u00e3o, atualiza\u00e7\u00e3o e consolida\u00e7\u00e3o. Conforme aponta o Parecer CONAES:<\/p>\n
\u201cEntre as atribui\u00e7\u00f5es do NDE, destacam-se as de contribuir para a consolida\u00e7\u00e3o do perfil profissional pretendido do egresso do Curso; zelar pela integra\u00e7\u00e3o curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no curr\u00edculo; indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extens\u00e3o, oriundas de necessidades da gradua\u00e7\u00e3o, de exig\u00eancias do mercado de trabalho e afinadas com as pol\u00edticas p\u00fablicas relativas \u00e0 \u00e1rea de conhecimento do curso, al\u00e9m de zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de gradua\u00e7\u00e3o.\u201d<\/p>\n
\u00a0Devem integram o NDE, segundo o CONAES, ao menos cinco professores pertencentes ao corpo docente do curso, sendo que ao menos 60% de seus membros com titula\u00e7\u00e3o acad\u00eamica obtida em programas de p\u00f3s-gradua\u00e7\u00e3o stricto sensu<\/em> (mestrado e\/ou doutorado) \u00a0e ter todos os integrantes em regime de trabalho de tempo parcial ou integral, mas pelo menos 20% em tempo integral.<\/p>\n Na UFOP, o NDE foi regulamentado pela Resolu\u00e7\u00e3o CEPE N\u00ba 4.450<\/a> de 29 de abril de 2011, que repete em linhas gerais a Resolu\u00e7\u00e3o do CONAES. No curso de Jornalismo, contudo, desde outubro de 2010 os e as docentes reuniam-se para tratar de quest\u00f5es relativas \u00e0 constitui\u00e7\u00e3o e funcionamento do n\u00facleo. Hoje, o NDE \u00e9 formado por 14 docentes do Jornalismo, mais o jornalista Rondon Marques Rosa. Todos as e os docentes trabalham em regime de tempo integral e dedica\u00e7\u00e3o exclusiva \u00e0 universidade, sendo 13 doutores e um mestre.<\/p>\n Rondon, ao lado do professor Jos\u00e9 Benedito Donadon-Leal, \u00e9 um dos fundadores da gradua\u00e7\u00e3o em Jornalismo da UFOP, um dos autores do projeto pedag\u00f3gico original e um dos primeiros professores a atuarem no curso.<\/p>\n Composi\u00e7\u00e3o atual do N\u00facleo Docente Estruturante do Jornalismo UFOP<\/strong><\/p>\n Saiba mais<\/strong> Veja tamb\u00e9m<\/strong>\n
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\nRESOLU\u00c7\u00c3O CEPE N\u00ba 4.450<\/a> (regulamenta o NDE no \u00e2mbito da UFOP)
\nParecer CONAES N\u00ba. 4, de 17 de junho de 2010
\nResolu\u00e7\u00e3o CONAES N\u00ba 01, de 17 de junho de 2010
\nDiretrizes Curriculares Nacionais do Jornalismo<\/a><\/p>\n
\nColegiado e comiss\u00f5es do curso<\/a>
\n Projeto Pedag\u00f3gico de Curso (PPC)<\/a>
\n Matriz curricular<\/a>
\n Estrutura do curso<\/a>
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