Incluindo e pertencendo

0 Flares 0 Flares ×

A Universidade Federal de Ouro Preto é resultado de movimentos distintos que, por vezes, parecem não se combinar, mas a trajetória tem mostrado o inverso.

A nossa Instituição, criada em 1969, concentrou a tradição e o conhecimento acumulados nas décadas anteriores nas áreas da Farmácia e da Engenharia. Isso sinaliza o quão desafiante foi constituir uma Universidade naquele momento e nas décadas seguintes.

Outras unidades acadêmicas foram integradas a esse processo, consolidando, assim, um corpo acadêmico e administrativo que respeita e preserva a história construída e demonstra capacidade de percepção de novos cenários e soluções.

Por essa e outras razões, a UFOP é tradicionalmente um ambiente de acolhimento e pertencimento.

Somente estando abertos para a possibilidade de receber novas propostas, perspectivas e conhecimentos é que podemos entender a riqueza que os outros têm a nos oferecer. E para acolher as novidades é necessário saber quem somos e quais são os nossos anseios, conscientes das características que nos moldadam ao longo da vida. Os que nos antecederam continuam se fazendo presentes em nosso ambiente e seguirão nos guiando na direção da valorização que há de melhor em cada um de nós.

Somos diversos e nossa variedade tem um valor incalculável, por nos abrir dimensões infinitas de contribuição para a melhoria da sociedade.

Essa busca pela colaboração coletiva demanda o esforço de cada um, no entendimento de que fazemos parte do mesmo corpo e, por isso, somos também responsáveis pela condução dos problemas que enfrentamos no cotidiano.

As diferenças de opinião, de posicionamento político e de origem social e cultural não podem e não vão nos tirar a possibilidade de dar continuidade ao processo de fortalecimento da UFOP. Assim como pertencemos a esta Universidade, ela faz parte de um sistema de ensino que tem contribuído para mudanças sociais muito importantes no Brasil e até no exterior.

Somos diversos e temos colaborado para que o povo brasileiro também vislumbre possibilidades em seus sonhos, projetos e caminhos.

Que o novo ano que se inicia seja mais uma oportunidade de continuar fortalecendo os caminhos pavimentados até este momento e de nos alimentar com novas possibilidades de contribuição para uma sociedade que tenha a paz como condicionante, a justiça como meta e a igualdade de direitos como busca constante!

Que possamos incluir para conhecer e nos ver para pertencer! Desejamos à comunidade acadêmica, aos parceiros, às famílias e a toda a sociedade brasileira um feliz período de festas e um próspero ano novo!

Cláudia Marliére – Reitora
Hermínio Nalini Júnior – Vice-reitor