UFOP completa 54 anos, comprometida com a formação de qualidade, gratuita e socialmente referenciada

0 Flares 0 Flares ×

Ao completar 54 anos, a Universidade Federal de Ouro Preto mostra-se como um exemplo de instituição comprometida com a formação de qualidade, gratuita e socialmente referenciada. Tendo origem na união das tradicionais Escolas de Farmácia (1839) e de Minas (1876), a UFOP foi criada em 1969, mesma época em que diversas outras instituições federais de ensino superior foram implantadas no Brasil. Entretanto, algumas características a diferenciam e a levam a ocupar lugar de destaque, tanto nacionalmente como no exterior. A reitora da Universidade, professora Claudia Marliére, avalia que “esses 54 anos consolidam ainda mais a UFOP como uma Instituição de respeito e que tem compromisso com a formação cidadã dos brasileiros e brasileiras”.

Agindo por intermédio das ações de ensino, pesquisa e extensão, a Universidade contribui com o desenvolvimento do país, mesmo em momentos de crise e de menor suporte governamental. A capacidade de resistir aos enfrentamentos contrários deve-se ao compromisso das pessoas envolvidas em suas atividades acadêmicas e administrativas. Atualmente, somos mais de 15 mil pessoas compreendidas na comunidade acadêmica, sendo 11.757 estudantes de graduação, 2.295 estudantes de pós-graduação, 665 técnicos administrativos e 1.009 docentes, além de colaboradores terceirizados e outros parceiros nas ações cotidianas. Como resultado, a UFOP está listada entre as 100 maiores universidades da América Latina.

Na graduação, são ofertados 56 cursos, 52 deles presenciais e quatro a distância, organizados em 12 unidades acadêmicas em três campi, nas cidades de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. A cada semestre, metade das vagas são ofertadas pelo sistema de cotas para estudantes egressos de escolas públicas, incluindo pessoas com baixa condição socioeconômica e pessoas pretas, pardas ou indígenas. Na pós-graduação, são 33 mestrados, 16 doutorados e 10 especializações. Há, ainda, o incentivo à relação dialógica com as comunidades nas quais a UFOP atua diretamente, por meio de suas mais de 400 ações extensionistas. “É um papel importante da Universidade, inclusive, melhorar essa condição democrática, não só nessa discussão interna, mas também externa”, ressalta Claudia.

Consolidando e dando suporte ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a Universidade atua para renovar sua estrutura, parcerias e projetos institucionais. Nesse sentido, os estudantes têm a possibilidade de realizar mobilidade acadêmica nacional e internacional; contam com mais de 100 laboratórios em diversas áreas do conhecimento; atuam na efetivação do conhecimento adquirido na formação, por meio das empresas juniores, entre outras oportunidades de ampliação de seus horizontes. Contam também com o suporte de quatro restaurantes universitários; formatos diversificados de moradias estudantis — buscando atender aos perfis diferenciados de estudantes vindos de outras cidades e estados —; atividades físicas e de lazer; assistência à saúde e outras opções de atendimento.

Tendo em vista as conquistas efetivadas até aqui, a UFOP continua com o olhar voltado para uma ainda maior consolidação e ampliação do alcance de suas ações. O desejo de fazer sempre mais é retroalimentado pela percepção de que as demandas sociais se alargam frequentemente. Em um cenário de mudanças, a reitora Claudia Marliére demonstra crer em novas perspectivas para a Instituição: “Como dizia Ariano Suassuna, eu sou uma realista esperançosa. E acredito, apesar de uma realidade complexa, que a educação brasileira, principalmente a Educação Superior, terá um espaço e um desenvolvimento muito grande nestes próximos anos”.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Institucional (CCI) da UFOP

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 0 Flares ×