Conversas sobre Fotografia e Memórias Ditatoriais

0 Flares 0 Flares ×

O Grupo de Pesquisa em Poéticas Fotográficas (UFOP/CNPq) promove, nos dias 25/09, 02/10 e 16/10, Conversas sobre Fotografia e Memórias Ditatoriais, atividade realizada com apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto. 
Sempre às sextas-feiras, às 10h, os bate-papos têm como convidados a professora, pesquisadora e documentarista Anita Leandro, o professor e pesquisador Mauricio Lissovsky e a cineasta Flávia Castro. 

A série de debates, que acontece via Google Meet, é aberta ao público mediante inscrição prévia. Quem quiser participar deve preencher o seguinte formulário: https://forms.gle/g5nhaZvpk36hSqAo8

Datas e temática


25/09 – Anita Leandro é docente do curso de Rádio e TV e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É realizadora do documentário “Retratos de identificação”, pelo qual ganhou prêmios no CachoeiraDoc 2015 e no Festival del Cinema Latino Americano de Trieste de 2016. É o trabalho de montagem feito para o filme, com imagens e outras fontes documentais da ditadura civil-militar brasileira, que pauta a discussão. 


02/10 – Maurico Lissovsky é docente do curso de Rádio e TV e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisas no campo dos estudos visuais, com ênfase em fotografia, cinema, memória e política. No bate-papo, tematiza algumas imagens, ora ocultas, ora monumentalizadas, que têm dado forma ao modo como se pensa o último período ditatorial do Brasil.


16/10 – Flávia Castro é cineasta, responsável pelo roteiro e direção do documentário “Diário de uma busca”, no qual, partindo de investigações sobre a morte do seu pai, o jornalista e militante do Partido Operário Comunista Celso Castro, empreende uma crônica sobre o exílio político que marcou a vida de Celso, tanto quanto a sua e de toda a família. O filme, ganhador do prêmio de melhor documentário do Festival do Rio e do Festival de Biarritz de 2010, guia o debate.

Recomendados

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 0 Flares ×