Documentário de estudantes de Jornalismo é premiado pelo Instituto Vladimir Herzog

0 Flares 0 Flares ×

O documentário curta-metragem AtingidAs, com roteiro e direção das estudantes de Jornalismo Daniela Felix, Larissa Oliveira e Miriã Bonifácio, recebeu nesta segunda-feira, 30, o prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, em São Paulo. As estudantes são um dos grupos vencedores do 9º PJJ, organizado pelo Instituto Vladimir Herzog.

O instituto premia anualmente pautas sobre direitos humanos com verba e apoio para a produção dos trabalhos jornalísticos, que podem ser impressos, audiovisuais ou multimídia. Este ano o tema do PJJ foi “Sob a ponta do iceberg: revelando a violência contra as mulheres que ninguém vê”, com 10 pautas escolhidas. A partir dessa temática, Daniela, Larissa e Miriã desenvolveram um trabalho sobre as violências sofridas pelas mulheres atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão, em novembro de 2015.

O documentário acompanha as rotinas de Maria do Carmo, Marlene e Maria Aparecida depois anos depois da tragédia e revela medos, tensões e até agressão física sofridas por elas. As três estudantes integram a equipe do jornal A Sirene, feito pelos e com os atingidos. Como parte da dinâmica da premiação, as estudantes receberam orientações da jornalista Bianca Vasconcelos, da EBC, vencedora de vários prêmios Vladimir Herzog. A professora do curso de Jornalismo Karina Gomes Barbosa foi orientadora do projeto, junto com o jornalista e professor Rafael Drumond, editor d’A Sirene.

Assista ao documentário na íntegra:

Prêmios do curso de Jornalismo

Recomendados