Lampião propõe pensar as cidades em que vivemos

0 Flares 0 Flares ×

A proposta da edição 24 do Lampião, jornal-laboratório do curso de Jornalismo da Ufop, brotou como a vontade de mudar a cidade em que vivemos – como aquele sonho visceral de todo jornalista. Portanto, trouxe pautas que recortam o real, o cotidiano e as situações de Mariana e Ouro Preto. O especial, o primeiro realizado em forma de ensaio fotográfico, rememora questões abordadas nos cinco anos de Lampião e outras mais recentes: prédios públicos inacabados, esgoto correndo pelo Rio do Carmo, ocupações, o trânsito caótico em uma cidade de com 54 mil habitantes, a pista de caminhada recém-construída que já está desmoronando.

A edição, publicada em agosto, aborda também o destino dos bento-rodriguenses atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, agora que o terreno onde será o “Novo Bento” foi escolhido. Em Ouro Preto, os problemas enfrentados pelo Parque das Andorinhas, a produção de cervejas artesanais e a falta de recursos para a cultura na cidade e em Mariana são relatados. A leveza dos querubins de Mestre Paiva, cercados por uma história de vida e luta, ganham um perfil. E, para fechar o tema com atitudes que fazem a diferença na região, o jornal publica infográfico com os projetos “Minha Ouro Preto” e “Nossa Mariana”, que têm buscado mobilizar a população em prol de melhorias para as cidades.

A necessidade de proteção das mulheres recebe espaço na edição, assim como a resposta à pergunta “o que fazem, de fato, os vereadores da cidade?’’. As propostas das matérias surgiram num ímpeto de denúncia, no desejo de ver o espaço da cidade melhor ocupado, melhor administrado e mais pertencente ao povo, que é o seu dono.

O jornal-laboratório tem distribuição gratuita em Mariana e Ouro Preto e pode ser retirado no ICSA, que fica na Rua do Catete.

Confira o acervo do jornal: www.issuu.com/jornallampiao

Reportagem: Mariana Viana

Recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 0 Flares ×