Produções laboratoriais ganham dois prêmios na Expocom Sudeste

0 Flares 0 Flares ×
Estudantes do Jornalismo comemoram resultados no Expocom Sudeste 2016 (Foto: Facebook do Intercom Sudeste2016 - Organização)

Estudantes do Jornalismo UFOP no Expocom Sudeste 2016 (Foto: Organização/Intercom)

O Jornalismo UFOP conquistou dois prêmios na etapa regional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), do Intercom Sudeste, ocorrida em Salto-SP. Os prêmios foram para os trabalhos Entre o Sucesso e a Lama: Experimentações de linguagens e processos na construção de (meta)narrativas sobre o Rompimento da Barragem de Fundão em Mariana (categoria Produção Transdisciplinar) e Quem resiste à lama? (categoria Produção em Fotojornalismo).

O trabalho Quem resiste à lama? teve como tema a destruição do rompimento da Barragem de Fundão, da Samarco, pelos distritos de Mariana. Segundo Thatiana Freitas, aluna líder do grupo, “o ensaio surgiu com o objetivo de mostrar aquilo que, mesmo após a lama passar, resistiu à sua violência e brutalidade”. A estudante do 8o período de Jornalismo contou ainda que “realizar o ensaio foi pesado, porque o lugar parecia um cenário pós-guerra […] com forte cheiro de decomposição”. Além da estudante, participaram do ensaio (publicado na edição especial da revista laboratorial do curso, Curinga, em janeiro de 2016), os estudantes Stênio Lima, Jéssica Corona, Catarina Barbosa e Marina Morgan, sob orientação do professor André Luís Carvalho.

Veja o ensaio Quem resiste à lama?

Giselle Carvalho, estudante líder do trabalho Entre o Sucesso e a Lama, também sobre a tragédia, afirma que o a produção “foi um relato de experiência, cujo objetivo foi refletir sobre o caráter inovador de metanarrativas e metarepresentações em ambientes digitais”. O trabalho, vinculado à disciplina de Webjornalismo, foi produzido no 2º semestre de 2015, pelos alunos do 3º período de Jornalismo, sob orientação da professora Jan Alyne Barbosa. Giselle ressalta que o especial buscou recontar parte da história do rompimento da Barragem de Fundão, utilizando “ferramentas de coletas, tratamento e análise de dados digitais”. Participaram ativamente da produção os alunos Carlos Paranhos, Luccas Castro e Mayara Portugal.

Os trabalhos concorrem agora em âmbito nacional, no XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que acontecerá entre os dias 5 e 9 de setembro, na Universidade de São Paulo (USP) em São Paulo, disputando com os premiados das demais regiões brasileiras.

As estudantes destacam a importância de participar de eventos como a Intercom, que agregam conhecimentos e contato com produções de inúmeras universidades regionais e nacionais. Sobre a participação na Expocom Nacional, Giselle ressalta que “é uma visibilidade ainda mais ampla para a vida profissional e pessoal e para o curso de Jornalismo da Ufop”. Já para Thatianna, o prêmio é “uma vitória, não apenas nossa, fotógrafos do ensaio, mas da população atingida, representada diretamente nas fotos”.

O XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste ocorreu entre 17 e 19 de junho, no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), em Salto (SP).

Clique abaixo para acessar o especial:

ENTRE O SUCESSO E A LAMA by Jornalismo UFOP 14.2 on Exposure

Reportagem: Hariane Alves