Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/jornalis/public_html/wp-config.php:1) in /home/jornalis/public_html/wp-includes/feed-rss2.php on line 8
Notícias – JORNALISMO – UFOP https://jornalismo.ufop.br Website do curso de graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto Tue, 13 Aug 2024 23:04:13 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.4.16 https://jornalismo.ufop.br/wp-content/uploads/2024/03/cropped-Nova_Matriz_2024-32x32.png Notícias – JORNALISMO – UFOP https://jornalismo.ufop.br 32 32 Nova matriz curricular do Curso de Jornalismo é implantada em 2024.1 https://jornalismo.ufop.br/?p=3224 Thu, 07 Mar 2024 17:20:18 +0000 https://jornalismo.ufop.br/?p=3224 O Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro terá uma nova matriz curricular que entra em vigor a partir do próximo semestre letivo 2024.1, com início no dia 25 de março.

A matriz que será implantada é a terceira revisão desde o início do curso, em 2008, e é fruto da demanda de atualização da estrutura, conteúdos e disciplinas com objetivo de qualificar a formação acadêmico-profissional, buscando desenvolver amplas habilidades práticas e domínio teórico consistente para o futuro profissional.

A nova matriz substitui a antiga e, portanto, valerá para os ingressantes a partir de 2024.1 e para os discentes regularmente matriculados no curso. Para quem já está no curso, com entrada na matriz anterior, é necessário estar atento a tabela de equivalência, que auxilia o processo de transição.

Conheça o novo projeto pedagógico do Curso (PPC) de Jornalismo da UFOP e veja a estrutura das disciplinas da matriz 03, implantanda em 2024.1.

]]>
Vagas remanescentes do SiSU – Ingresso em 2024/1 https://jornalismo.ufop.br/?p=3237 Thu, 07 Mar 2024 16:01:00 +0000 https://jornalismo.ufop.br/?p=3237 A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) divulga novo edital para ocupação de vagas remanescentes no primeiro semestre letivo de 2024. São ofertadas 287 vagas, distribuídas em 37 cursos oferecidos nos campi de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. Para o curso de Jornalismo há um total de 12 vagas.

Acesse aqui o edital do processo seletivo.

As inscrições podem ser realizadas até 1º de abril, por meio de formulário eletrônico. Verifique as informações do processo seletivo e o link para o formulário na página da Prograd.

A seleção vai ser feita por meio das notas do Enem. São aceitas todas as edições do exame aplicadas desde 2009, bastando ao candidato não ter zerado as provas e a redação.

Os candidatos devem anexar a documentação pessoal obrigatória para matrícula na própria inscrição. Os documentos serão verificados e as matrículas serão registradas na ordem da classificação das médias do Enem, por modalidade de concorrência, até que sejam ocupadas todas as vagas remanescentes do curso ou até que seja esgotada a lista de classificados com documentação completa.

O resultado do processo seletivo e a divulgação dos candidatos matriculados será publicado em 9 de abril, e os ingressantes iniciarão as aulas em 15 de abril.

Posteriormente, serão realizadas as atividades de validação das matrículas dos estudantes cotistas, o que inclui verificação da renda familiar e da documentação comprobatória da deficiência e validação da autodeclaração étnico-racial, nos termos da Lei de Cotas. A maioria das vagas destina-se às reservas da Lei de Cotas e deverá ser ocupada pelos candidatos com renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1 (um) salário mínimo, negros (pretos ou pardos), indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

]]>
Inscrições para o SiSU – edição única de 2024 acontecem de 22 a 25 de janeiro – UFOP https://jornalismo.ufop.br/?p=2817 Mon, 22 Jan 2024 16:50:36 +0000 https://jornalismo.ufop.br/?p=2817 A partir deste ano, entram em vigor algumas alterações no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que estudantes utilizam para concorrer às vagas nos cursos de graduação em grande parte das instituições de ensino superior de todo o Brasil.

Nesta edição do SiSU, vão ser ofertadas 264.254 vagas para diversos cursos de 127 instituições participantes. A UFOP irá ofertar 2.799 vagas em diversos cursos, sendo 1.374 para ingresso no 1° semestre e 1.425 para ingresso no 2° semestre, distribuídas entre 50 cursos em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, conforme informações e editais. Especificamente para o ingresso no curso de Jornalismo são ofertadas 50 vagas, no turno vespertino, para o primeiro semestre de 2024 e 50 vagas, no turno noturno, para o segundo semestre de 2024.

O processo para se candidatar a uma vaga em um dos cursos presenciais da UFOP deve ser realizado com a inscrição pelo site https://sisualuno.mec.gov.br/ até quinta-feira (25).

Em 2024, o SiSU terá edição única. Diferentemente de outras edições, quando também ocorria uma etapa de inscrições no meio do ano para cursos iniciados no segundo semestre, esta única edição vai servir para selecionar os estudantes tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre do ano. Essa medida já era adotada por algumas universidades que participam do sistema, que ofereciam todas as suas vagas já na primeira edição do SiSU do ano e não participavam do processo para o segundo semestre.

Os candidatos vão poder se inscrever em até duas opções de cursos, seja na mesma instituição ou em duas instituições diferentes. Com apenas um processo seletivo no ano, é preciso pensar bem na escolha de cursos, uma vez que não é possível concorrer novamente na metade do ano.

CADASTRO SOCIOECONÔMICO – Outra mudança se refere ao preenchimento do cadastro socioeconômico, que vai coletar dados sobre renda familiar, pertencimento étnico-racial, deficiência, conclusão do ensino médio, entre outros. Essas informações vão formar o perfil dos candidatos e determinar sua melhor classificação no processo seletivo.

As listas de espera vão continuar. Assim, os candidatos não convocados na chamada regular do SiSU vão poder se inscrever nessa lista, indicando uma das duas opções para continuar aguardando vaga na instituição.

RENDA FAMILIAR E QUILOMBOLAS – A nova lei também trouxe mudanças na política de cotas das instituições federais de ensino superior. O valor da renda familiar foi reduzido para até 1 (um) salário mínimo per capita para as cotas de baixa renda e haverá cotas para quilombolas. Da quantidade total de vagas destinadas a estudantes que tenham concluído e cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, haverá reservas de vagas para negros (pretos ou pardos), quilombolas e indígenas e para pessoas com deficiência. A oferta será proporcional à representação dessas populações nos estados, de acordo com dados mais recentes do Censo do IBGE. O último Censo foi realizado em 2022.

A nova lei determina também que os candidatos inscritos para as cotas concorram, primeiramente, às vagas de ampla concorrência. Assim, a ocupação das vagas se iniciará pelas vagas de ampla concorrência, convocando os melhores classificados nos cursos. Com essa medida, um estudante com nota suficiente para ser aprovado em ampla concorrência será aprovado nesta categoria, mesmo tendo direito a concorrer em alguma categoria de cota. Dessa forma, o sistema limita as vagas de cotas a quem realmente precisa.

As inscrições para o SiSU – edição única de 2024 acontecem de 22 a 25 de janeiro. O resultado está previsto para 30 de janeiro. As matrículas ocorrem entre 1º e 7 de fevereiro. Antes da inscrição, os candidatos devem consultar o edital do processo seletivo e ficar atentos ao cronograma de chamadas e matrículas.

Fonte: Assessoria de Comunicação UFOP
]]>
Incluindo e pertencendo https://jornalismo.ufop.br/?p=2811 Mon, 22 Jan 2024 16:05:00 +0000 https://jornalismo.ufop.br/?p=2811 A Universidade Federal de Ouro Preto é resultado de movimentos distintos que, por vezes, parecem não se combinar, mas a trajetória tem mostrado o inverso.

A nossa Instituição, criada em 1969, concentrou a tradição e o conhecimento acumulados nas décadas anteriores nas áreas da Farmácia e da Engenharia. Isso sinaliza o quão desafiante foi constituir uma Universidade naquele momento e nas décadas seguintes.

Outras unidades acadêmicas foram integradas a esse processo, consolidando, assim, um corpo acadêmico e administrativo que respeita e preserva a história construída e demonstra capacidade de percepção de novos cenários e soluções.

Por essa e outras razões, a UFOP é tradicionalmente um ambiente de acolhimento e pertencimento.

Somente estando abertos para a possibilidade de receber novas propostas, perspectivas e conhecimentos é que podemos entender a riqueza que os outros têm a nos oferecer. E para acolher as novidades é necessário saber quem somos e quais são os nossos anseios, conscientes das características que nos moldadam ao longo da vida. Os que nos antecederam continuam se fazendo presentes em nosso ambiente e seguirão nos guiando na direção da valorização que há de melhor em cada um de nós.

Somos diversos e nossa variedade tem um valor incalculável, por nos abrir dimensões infinitas de contribuição para a melhoria da sociedade.

Essa busca pela colaboração coletiva demanda o esforço de cada um, no entendimento de que fazemos parte do mesmo corpo e, por isso, somos também responsáveis pela condução dos problemas que enfrentamos no cotidiano.

As diferenças de opinião, de posicionamento político e de origem social e cultural não podem e não vão nos tirar a possibilidade de dar continuidade ao processo de fortalecimento da UFOP. Assim como pertencemos a esta Universidade, ela faz parte de um sistema de ensino que tem contribuído para mudanças sociais muito importantes no Brasil e até no exterior.

Somos diversos e temos colaborado para que o povo brasileiro também vislumbre possibilidades em seus sonhos, projetos e caminhos.

Que o novo ano que se inicia seja mais uma oportunidade de continuar fortalecendo os caminhos pavimentados até este momento e de nos alimentar com novas possibilidades de contribuição para uma sociedade que tenha a paz como condicionante, a justiça como meta e a igualdade de direitos como busca constante!

Que possamos incluir para conhecer e nos ver para pertencer! Desejamos à comunidade acadêmica, aos parceiros, às famílias e a toda a sociedade brasileira um feliz período de festas e um próspero ano novo!

Cláudia Marliére – Reitora
Hermínio Nalini Júnior – Vice-reitor

Incluindo e Pertencendo 2024
Incluindo e Pertencendo 2024 – UFOP
]]>