Pé na África e no Brasil – Fábio Zanini

Fábio Zanini é jornalista, editor do caderno Mundo da Folha de S. Paulo, onde trabalha desde 1995. Foi repórter da Agência Folha, editor-assistente da Revista da Folha, correspondente em Londres, repórter de Brasil e da Sucursal de Brasília. Fez coberturas de diversos momentos políticos do Brasil como as duas eleições presidenciais de Lula e os escândalos do “mensalão” e dos “sanguessugas.”

Formou-se pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP), e fez mestrado em relações internacionais pela School of Oriental and African Studies (Soas), da Universidade de Londres.

Manteve por quase três anos o blog Pé na África, do qual se despediu em março deste ano. “Ao voltar da “viagem inaugural” à África, mudei o caráter de Pé na África para um espaço de comentários e análises. Procurei mantê-lo vivo, pulsante, desafiador. Mas o fato é que nos últimos tempos não tenho conseguido dedicar ao blog o tempo que os leitores merecem.” O blog virou livro com o mesmo nome no ano passado.

Em nossa entrevista, Fábio fala sobre os desafios do jornalismo impresso em meio às novas tecnologias, as possíveis tendências para o futuro da profissão e um pouco de sua experiência na África.

Pé na África by Simião Castro

Sobre a adaptação dos meios de comunicação à internet by Simião Castro

Quando todos podem produzir, como isso reflete no jornalismo? by Simião Castro

Como internet mudou jornalismo e de que forma o impresso se torna analítico by Simião Castro