O tempo de integrar

Lúcia Castro é editora geral dos jornais O Tempo, Super Notícia, do portal O Tempo OnLine e TV O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1985), fez mestrado em Jornalismo Científico na Universidade de São Paulo, no entanto não defendeu sua dissertação. Em 1988 mudou-se para Belo Horizonte onde iniciou sua carreira na sucursal do Jornal Tribuna de Minas, de Juiz de Fora. Posteriormente foi estagiária da TV Globo e trabalhou na Rádio América. No final da década de 1980 ingressou no então recém lançado jornal Hoje em Dia, onde foi repórter até 1992. Após um período de quatro anos dedicados a vida pessoal e com experiências em assessorias de imprensa, ingressou no projeto do jornal O Tempo em agosto de 1996. O lançamento do periódico ocorreu em 21 de novembro de 1996, com uma redação formada por profissionais experientes e recém-formados. Desde então, a carreira de Lúcia confunde-se com a trajetória do jornal, onde passou por todas as funções da reportagem a edição geral.

Nesta entrevista, Lúcia Castro fala sobre jornalismo e carreira; analisa o mercado atual, lança olhares para o futuro dos veículos impressos; opina sobre obrigatoriedade do diploma e lei de imprensa. Além disso, a jornalista traça um paralelo entre o leitor e a linguagem convergente do jornal. Confira os principais momentos da conversa

Por Leandro Sena e Mateus Fagundes