Luís Nassif fala sobre a dinâmica do jornalismo online

Notícias produzidas em tempo real na tentativa abranger um emaranhado de acontecimentos, de um mundo cujas fronteiras, neste universo digital, já desapareceram. Na internet as informações e as notícias mudam a cada segundo. O grande acesso disponibilizado pelas novas tecnologias avança à medida que, também restringem às notícias a textos simplistas e escassos. Este é o cenário que encontramos ao propor uma discussão sobre a atividade jornalística contemporânea.

No contexto deste novo jornalismo entrevistamos o jornalista Luís Nassif. Nassif é blogueiro e um dos introdutores do jornalismo online. Vencedor do Prêmio de Melhor Jornalista de Economia da Imprensa Escrita do site Comunique-se nos anos de 2003, 2005 e 2008, trabalhou em diversos veículos de comunicação, dentre eles o jornal Folha de S. Paulo. Recebeu o Prêmio iBest de Melhor Blog de Política, em eleição popular e da Academia iBest.

A entrevista concedida via Skype para a disciplina Técnicas de Reportagem e Entrevista abordou aspectos como rumos do jornalismo, a comunicação na internet, a cobertura das eleições e a sua carreira jornalística.

Na primeira parte da entrevista Nassif fala um pouco sobre sua experiência jornalística e quais foram os caminhos para se tornar o profissional reconhecido que é hoje. Como e quando percebeu que a internet mudaria a sua carreira. Fala também o que mudou nas redações de 40 anos atrás, em relação às atuais.

Ao longo da entrevista o jornalista fala sobre o caso Veja, uma série de artigos que denunciam os métodos de manipulação da revista, e os ataques disparados pela mesma. Nassif conta como foi revelar tais métodos e enfrentar a revista publicamente. “A credibilidade da revista hoje é quase zero. (…) A série alertou para essas bandalheiras jornalísticas”, comenta Nassif.

O jornalista fala também sobre o papel da internet durante as eleições, e as principais diferenças entre as coberturas de 2006 e 2010.Por fim, expressa opinião sobre como será o jornalismo do futuro,  e se a internet se firmará como protagonista do meio jornalístico.

Ouça a entrevista na íntegra.

Por Janini Sanches e Maressa Nunes

Comments are disabled for this post