Marcação cerrada em André Kfouri

Quando Joana Ziller solicitou que entrevistássemos um jornalista que admirássemos, não tivemos dúvida em optar por um jornalista da área esportiva. O escolhido foi André Kfouri, jornalista da ESPN e colunista do Jornal o Lance. Durante a entrevista conversamos sobre sua carreira, sobre jornalismo esportivo e as redes sociais, o Brasileirão 2010 e a Copa do Mundo de 2014. Muito simpático André esclareceu nossas dúvidas sobre o que ele considera a melhor profissão do mundo. Em suas palavras, era evidente, o amor que ele tem pela profissão, repetindo inúmeras vezes adorar o que faz.

A influência, mesmo que indireta veio dos pais, também jornalistas. André freqüenta as redações desde criança, a rotina de trabalho de um jornalista está presente em sua vida desde que se entende por gente.

Algo importante apontado por André é que aprendemos muito nessa profissão: com a rua, com o que acontece fazendo reportagens, conversando com as pessoas. Nas palavras do próprio André, “no jornalismo, o aprendizado é constante”.

André Kfouri começou na Jovem Pan, como rádio escuta. Logo depois foi para equipe de esportes da Pan, e teve a oportunidade de trabalhar pela primeira vez na retaguarda da cobertura da Copa do Mundo de 94. Mas a Copa de 94 foi só o começo.

O jornalista também cobriu mais três copas do mundo, quatro olimpíadas, algumas edições do All-Star Game da NBA. Para André é difícil se convencer de que isso é trabalho.

Como escritor, André participou da organização de dois livros: o “Aqui tem” e “Os 100 Melhores Jogadores Brasileiros de Todos os Tempos”. André considera que esta é uma tentativa de mostrar o seu trabalho em outro formato.

Sobre o jornalismo esportivo, era inevitável não falar da preferência nacional, o futebol. Afinal, em nosso país essa área do jornalismo ainda é muito voltada para esse esporte. Conversamos sobre o Brasileirão 2010 e as inúmeras polêmicas em volta da arbitragem. Os craques também foram assunto em nossa entrevista. Além das expectativas para a Copa do Mundo de 2014.

O diálogo fluiu naturalmente, e para aqueles que ainda acreditam que mulher nada entende sobre futebol, esta matéria mostra que podemos ficar horas conversando sobre o assunto.

Então ouça na integra a entrevista* com André Kfouri.

*Entrevista realizada no dia o3 de dezembro de 2010

Acompanhe o blog de André Kfouri: http://blogs.lancenet.com.br/andrekfouri/

Por Eloiza Leal e Rayanne Resende

Comments are disabled for this post