Melhor idade para a prática de exercícios físicos

Cibele Souza

Manhã de atividades no Recriavida (Foto: Juliana Melo)

Ao longo do tempo o corpo humano sofre algumas transformações como a redução do metabolismo, perda de massa muscular, redução da flexibilidade, problemas vasculares e cardíacos. Em busca uma vida saudável, a terceira idade de Mariana-MG vem se reunido no Espaço do RECRIAVIDA.

O projeto, criado pela Prefeitura da cidade em 2002, é destinado a adultos acima de 60 anos, que buscam praticar ginástica regularmente. “Eu estava só esperando completar a idade para poder participar das ginásticas”, diz a moradora de Mariana Maria do Perpetuo do Socorro. Hoje, o RECRIAVIDA conta com mais de mil inscritos, e há dois meses vem desenvolvendo aulas nos municípios da região.

Para evitar as dores no corpo, há três anos a aposentada Marizia dos Reis, reúne-se com a equipe de ginástica. Segundo ela, os exercícios ajudam nos afazeres diários: “às vezes, saio de casa toda dolorida, mas chego aqui e fico boa”.

Exercícios físicos minimizam os danos causados por transformações no corpo com o avanço da idade e contribuem para manter a mente saudável, combatendo a depressão e colaborando para a socialização. A Terapeuta Ocupacional, Maria Adriana Barbos” afirma que as mudanças com a prática de exercícios na terceira idade têm benefícios visíveis e ajudam no convívio social e para autonomia dos praticantes. “Estar junto da sociedade e praticar exercícios faz toda a diferença principalmente nesta fase da vida”, diz ela.

Dados do Ministério da Saúde, de 2013, afirmam que o estilo de vida é responsável por 54% dos riscos de morte por cardiopatia e por 50% dos riscos do acidente vascular cerebral. A professora de yoga Jeane Mendes afirma que a atividade pode ser praticada em qualquer idade, mas se o aluno começa a praticar nesta fase da vida, é importante ter um autocuidado. “ É importante ter este auto cuidado e respeito, evitar se comparar com outros alunos e praticar dentro da sua condição. Conversar com um médico de confiança e saber se está tudo bem com a saúde ou se há condições a serem observadas antes de começar”.