Cibele Souza
Quem não sabe o que vestir, ou qual produto de beleza usar, hoje encontra respostas nos blogs. Criados em 1995 como diários individuais, esses meios de comunicação têm se tornado referência para estilistas, designers, jornalistas e leigos, que desejam saber quais são as tendências da moda nas ruas pelo mundo.
No Brasil, com o desenvolvimento dos setores têxteis nos últimos anos, os blogs têm se mostrado ferramentas eficientes para a divulgação instantânea de look “street wear“. Segundo relatório do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística – Ibope, em 2012, o mercado de moda movimentou 100 bilhões de reais no país.
Como consequência, 7 blogs Brasileiros estão entre os 99 blogs mais influentes no mundo, de acordo com Singnature9, o site tem conteúdo relacionado a StyleElectrotech, Lifestyle, Shopping, e outros.
Alguns blogueiros fazem desse meio seu trabalho, outros o usam como hobbie, mas todos têm em comum o desejo de compartilhar as experiências cotidianas no mundo da moda.
Nossa equipe conversou com 4 blogueiros para entender um pouco sobre essa experiência. Confira:
Deborah começou as postagens no Onca de Tuli em 2011 por pressão das amigas e do namorado por conhecer do assunto. Desde então, o Blog faz duas postagens por dia.
“Um site de streetstyle ou até mesmo de viagens pode ajudar e muito a ter ideias de looks. É uma situação cotidiana na rua, as vezes me mostra uma dúvida que muitas leitoras têm, então eu vou atrás para fazer um post sobre isso.”
Fabíola Paiva é jornalista e começou em 2007 com um Blog de moda. Em 2012 junto com a jornalista Ludmilla Rangel lançaram o Portal Fashionistando, hoje, a dupla tem uma coluna de moda, além de entradas em programas de TV..
“ As novas mídias são os principais aliados nesta agilidade de apresentar novidades, já que com a instantaneidade de canais como instagram e facebook, é possível compartilhar as novidades na velocidade que o público deseja.”
Eliseu Almeida começou como hobie, os amigos, que sempre pediam dicas de como se vestir. Em seu blog faz posts de desfiles das temporadas de moda como Paris Fashion Week(PFW) e Milano Fashion Week (MFW).
“Acredito que é pela forma como escrevo, procuro criar um elo de intimidade com os meus seguidores, também procuro saber o que os homens têm buscado atualmente no mundo da moda. Eu tenho parceria com uma marca de Uberlândia (Dreamyou), crio estamparias para a marca.”
Há 3 anos, com o lançamento da loja Jolie Brecho, Priscila Calil criou o blog para a loja na intenção de inspirar seguidores. Agora o negócio amadureceu e o blog tem acesso dos Estados Unidos, França, Alemanha e Rússia.
”Como somos um Brechó que possui um Blog, diria que o sucesso se deve a democratização da moda, em disponibilizar as melhores peças/ marcas por preços bem menores do que no Shopping. “Adquirir peças em Brechós é sempre uma compra consciente.”