Fé e tradição

Núbia Cunha

Na Semana Santa Mariana recebe muitos turistas durante as celebrações religiosas. Com procissões, missas e a tradicional confecção de tapetes de serragem a cidade é conhecida por manter a tradição religiosa.
Os tapetes de serragem compõem o cenário das procissões e se destacam na programação pela beleza das imagens que representam a fé religiosa. Além de serragem, para a decoração são usados outros matérias como pétalas de rosas, folhas e areia branca e colorida. A confecção é feita pelos próprios moradores em mutirão na madrugada de domingo, dia que marca o início do ano litúrgico católico.
Outra atração esperada é a “Procissão das Almas” que faz parte da programação, mesmo não sendo um evento religioso, mas sim, uma manifestação cultural pagã que atrai visitantes de todo o país. A Procissão é uma compilação de duas lendas, a primeira narrada pelo escritor marianense Waldemar de Moura Santos é a ‘’Procissão do Miserere” e a outra “Balaio de Penas’’, lenda do distrito de Padre Viegas, recolhida pela professora emérita Hebe Rôla. A manifestação ocorre na madrugada da Sexta-feira da Paixão para o Sábado de Aleluia onde moradores e turistas se vestem com túnicas brancas, correntes e velas e saem pelo Centro Histórico.
Confira a reportagem fotográfica feita com alguns personagens que marcam presença nos preparativos da festividade. (Reportagem realizada pelas alunas Bruna Mattos e Cíntia Adriana)

Programação da Semana Santa em Mariana:

Dia 30 de março – Sábado Santo
20h – Catedral Basílica, presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha.
Dia 31 de março – Domingo da Ressurreição
Celebração da Páscoa
17h – Celebração Eucarística presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha na Praça dos Ferroviários e procissão da Ressurreição para a Catedral Basílica.
Fonte: Prefeitura Municipal de Mariana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *