Paladar: Tropeiro do Dom Silvério

Adriana Souza

Começamos a série cinco sentidos por uma das coisas mais prazerosas da vida: Comer.
Pensando em já conquistar o leitor pelo estômago, o ensaio abaixo traz o tropeiro do Restaurante Dom Silvério, local em que o típico prato mineiro é representado na cidade. Premiado por anos consecutivos no Guia 4 rodas como melhor prato de Mariana e um dos melhores lugares para se comer, o tropeiro também tem fama internacional. É o que diz Ivonete Machado, proprietária do restaurante, “nosso prato também já foi indicado em um guia de viagens francês”.

O tropeiro surgiu pela ideia de Ivonete, como outra opção de almoço aos estudantes, professores e funcionários do Instituto de Ciências Humanas e Sociais(ICHS) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e assim permaneceu por cinco anos, tempo em que ela também administrava uma lanchonete. Depois do fechamento da mesma, o prato continuou sendo servido no Dom Silvério e hoje é sucesso de vendas.