Inchaço populacional em Mariana

Joyce Afonso

Mariana, cidade primaz de Minas Gerais, tem sua história confundida com a da mineração. Desde sua fundação, até os dias de hoje, o município vive em função dessa atividade econômica.
Após um grande período de estagnação depois do fim do ciclo do ouro, diversas indústrias vieram de forma abrupta para a região. Dessa forma começa na década de 70 o ciclo do Minério de Ferro. Com o início da atividade, a população era de 24 mil pessoas. Atualmente, Mariana possui cerca de 54 mil habitantes, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, sendo que a população flutuante da cidade é de cinco a seis mil pessoas.

Aliado ao crescimento da mineração ocorreu também a expansão da Universidade Federal. O primeiro campus da UFOP implantado na cidade foi o do ICHS na década de 70 . O instituto mantém uma média de mil e duzentos alunos atualmente. O segundo campus da cidade, o ICSA, criado em agosto de 2008 trouxe para a cidade até o ano de 2011 mais 1600 estudantes, totalizando uma população universitária de cerca de 2 mil e oitocentas pessoas.