O Lampião através do tempo: a história do jornal que traz luz à comunidade

Marina Morgan

O Jornal-laboratório LAMPIÃO foi concebido em março de 2011 pela primeira turma do curso de Jornalismo da UFOP, que teve participação ativa nas escolhas acerca da estrutura, perfil, logotipo e até do nome do jornal — objeto tradicional, remanescente dos séculos 18 e 19, presente nas cidades de Ouro Preto e Mariana e que tem a função de iluminar. No caso do jornal, de esclarecer as ideias e assuntos da comunidade.

Orientados pelos professores Ricardo Augusto, Hila Rodrigues e Anderson Medeiros, os alunos se dividiram em grupos para a produção de textos, fotografias e diagramação, além de estabelecer o perfil editorial do LAMPIÃO. Nesses dias, era comum que as equipes — estudantes e professores — extrapolassem os horários de aula e ficassem até tarde da noite nos laboratórios para que o jornal fosse de fato construído, passo a passo, tivesse uma boa padronização e ficasse “com a cara” da turma e do curso da UFOP.

Como havia muitas pautas sobre a cidade, a edição inaugural foi pensada especialmente para Mariana e foi lançada próxima ao aniversário da cidade, em junho. Havia muitas arestas a serem lapidadas, portanto a produção dos números era ainda mais trabalhosa.

Desde aquele primeiro semestre, já foram produzidas 18 edições do Jornal Lampião, cada uma delas trazendo assuntos importantes de Ouro Preto e Mariana, por meio de matérias curtas e também especiais sobre determinados temas e sob a orientação de diversos professores do curso. Hoje o LAMPIÃO já é um jornal tradicional  da região e ainda tem muito mais a mostrar à população.