O que é um jornal laboratório?

Isabela Porto

Há mais de 60 anos, em 16 de maio de 1947, nascia o primeiro curso de jornalismo no Brasil, fundado por Cásper Líbero em convênio com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Em 1969, por uma regulamentação do MEC, o estágio obrigatório foi retirado da grade do curso de jornalismo e então os jornais-laboratório foram criados, com o propósito de ser um processo de experimentação do cotidiano do veículo impresso e preparar o estudante de jornalismo para o mercado de trabalho, de forma que a disciplina prática, permita que o mesmo experimente como é a rotina jornalística, de fato. A fim de suprir a falta que o estágio fazia, e assim o estudante pudesse ter experiência profissional, ainda na faculdade.

Só 15 anos depois, em 1984 que o jornal-jaboratório foi introduzido como disciplina obrigatória pelo MEC (Resolução 2/84).

“Nesses veículos, ao se fazer jornalismo, já está se aplicando um conjunto de aptidões e atividades que a formação universitária deve desenvolver. Como a atividade culminante e integrada, o órgão laboratorial não é apenas prática, mas teoria-prática em movimento”, Jornal Laboratório – Do exercício escolar ao compromisso com o público leitor. São Paulo: Summus, 1989.

Dessa forma, todo o processo de produção do jornal fica por conta dos alunos do curso de Jornalismo, que com a supervisão de professores, apuram  pautas,  realizam reportagens e fotografias, além de montarem e executarem também todo o projeto gráfico.
No Lampião todas as matérias e reportagens englobam assuntos que interessam à comunidade.

O Jornal Laboratório é fundamental para a formação do jornalista, que nessa disciplina pode experimentar um pouco do que é o mercado do jornalismo impresso e pensar novas maneiras de atuar no jornalismo.

Veja alguns dos jornais-laboratório mais tradicionais do país:

E também, alguns livros que abordam o assunto:

• Jornal-Laboratório – Do Exercício Escolar ao Compromisso com o Público Leitor, Dirceu Fernandes Lopes
  • Elementos do Jornalismo. O que os jornalistas devem saber e o público exigir. Bill Kovach, Tom Rosenstiel
  • Elementos do Jornalismo Impresso. Jorge Pedro Sousa