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Alcar

Sobre a Alcar

Maria Berenice da Costa Machado
Presidenta da Alcar

O 9º Encontro Nacional de História da Mídia dá continuidade à missão da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) ao oportunizar a convergência de pesquisadores e profissionais da Comunicação e de áreas afins, interessados em estudos avançados, de caráter interdisciplinar, cujo foco central de análise recaia sobre os processos históricos da mídia.

O nome Alcar é homenagem ao historiador pernambucano Alfredo de Carvalho responsável, em 1908, pelo inventário do primeiro centenário da imprensa brasileira, sob os auspícios do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. A sigla Alcar identifica grupo que constituiu a Rede Alfredo de Carvalho (Rede Alcar), em 2001, durante reunião na Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro, para os propósitos de preservar a memória da mídia brasileira e preparar as comemorações dos seus 200 anos.

Em 2008, ano do bicentenário, a assembleia reunida durante o 6º Encontro Nacional da Rede Alcar, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói/RJ, decidiu fundar a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia e manter o nome Alcar.

A partir de então, a Associação alterou a periodicidade dos seus eventos científicos: em anos pares acontecem os regionais e nos anos ímpares há um único e grande encontro nacional. Parte importante em todas as reuniões são as sessões para apresentações de pesquisas; são oito os Grupos Temáticos (GTs) que as acolhem – História do Jornalismo, da Publicidade e da Comunicação Institucional, da Mída Digital, da Mídia Impressa, da Mídia Sonora, da Mídia Audiovisual e Visual, da Mídia Alternativa e da Historiografia da Mídia.

A Associação edita um boletim eletrônico bimensal, o Jornal Alcar, duas edições anuais da Revista Brasileira de História da Mídia e estimula a organização de publicações impressas e digitais.

1. Relação dos eventos já organizados pela Alcar

1º Encontro Nacional de História da Mídia
1º a 3 de junho de 2003
Organização: ABI, ABL, ABECOM, INTERCOM, UERJ e UniCarioca – apoio cultural da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Local: Rio de Janeiro/RJ
Tema “Mídia Brasileira: dois séculos de história”.

II Encontro Nacional de História da Mídia
15 a 17 de abril de 2004
Organização: UFSC
Local: Florianópolis/SC
Tema “História do ensino de Jornalismo e das profissões midiáticas no Brasil”.

III Encontro Nacional de História da Mídia
14 a 16 de abril de 2005
Organização: Centro Universitário Feevale
Local: Novo Hamburgo/RS
Tema “Preservando a memória da Imprensa e construindo a história da mídia no Brasil”.

IV Encontro Nacional  de História da Mídia
30 de maio a 2 de junho de 2006
Organização: AMI, Faculdade São Luís, UNICEUMA e  UFMA
Local: São Luís/MA
Tema “Imprensa 200 Anos – Memória Maranhão”

V Encontro Nacional de História da Mídia
31 de maio a 02 de junho de 2007
Organização: Facasper
Local: São Paulo/SP
Tema “Mídia, Indústria e Sociedade: desafios historiográficos brasileiros”

VI Encontro Nacional de História da Mídia
13 a 16 de maio de 2008
Organização: UFF
Local: Niterói / RJ
Tema: “200 anos de mídia no Brasil – Historiografia e tendências”

VII Encontro Nacional de História da Mídia
19 a 21 de agosto de 2009
Organização: Unifor
Local: Fortaleza / CE
Tema: “Mídia alternativa e alternativas midiáticas”

VIII Encontro Nacional de História da Mídia
28 e 30 de abril de 2011
Organização: Unicentro
Local: Guarapuava/PR
Tema central: “Público e Mídia: perspectivas históricas”

2. Números dos Encontros da Alcar

Os números da Alcar crescem a cada novo Encontro, como se pode observar no site e nos anais disponíveis aqui. Importa destacar os números finais do VIII Encontro Nacional de História da Mídia, com 420 inscritos, representando 21 Estados brasileiros, além de participantes da Argentina e de Angola; mais de duas centenas de trabalhos aprovados, envolvendo 85 instituições, universidades e centros de pesquisa; duas conferências internacionais; um debate sobre os 150 anos do padre-inventor Roberto Landell de Moura, tido como o pai da mídia rádio.

  • Participantes: Os oito encontros da Alcar reuniram mais de duas mil pessoas, entre pesquisadores e ouvintes.
  • Pesquisas: Mais de 1.500 papers foram inscritos e apresentados nos oito encontros.

3. Vínculos institucionais dos pesquisadores

A partir de estudo qualitativo com foco no evento de 2011, localizamos os pesquisadores que frequentam os Encontros da Alcar:

  • As regiões Sul e Sudeste concentram a maioria dos pesquisadores, seguidas, nesta ordem, pelo Nordeste, pelo Norte e pelo Centro-Oeste;
  • Predominam vínculos com Instituições de Ensino Superior (IES) públicas federais, situação idêntica às demais áreas do conhecimento e da pesquisa científica no cenário nacional;
  • Há boa representatividade de IES mais próximas a da sede do Encontro.

4. Publicações impressas e digitais 

Livros impressos e  e-books registram a produção inscrita nos eventos da Alcar e  dos trabalhos apresentados nos GTs. A relação completa está disponível no site.

Além dessas publicações, a Associação edita um boletim eletrônico bimensal, o Jornal Alcar e duas edições anuais da Revista Brasileira de História da Mídia.

 

5. Prêmio José Marques de Melo

Primeira edição em 2011, instituído para fomentar pesquisas sobre Historia da Mídia no âmbito da graduação.

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