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Prêmio José Marques de Melo

Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia

REGULAMENTO GERAL

 

Da definição e dos objetivos

Artigo 1. - O Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia, criado em 2010, é uma exposição de trabalhos científicos em nível de graduação e um concurso cultural vinculado ao Encontro Nacional de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), evento que ocorre a cada dois anos no Brasil, com apoio da Globo Universidade.

§ 1ºEsta ação leva o nome do professor José Marques de Melo, um expoente internacional em estudos da memória da Mídia brasileira bem como idealizador da Rede Alfredo de Carvalho (Alcar), organismo que deu origem aos Encontros Nacionais.

§ 2ºEntende-se por graduação exclusivamente os cursos de bacharelado e licenciatura, sendo vedada a participação de trabalhos oriundos de cursos de curta duração, sequenciais, de formação de tecnólogos e assemelhados.

Artigo 2ºO Prêmio almeja principalmente fomentar o desenvolvimento de projetos científicos, no âmbito dos cursos de graduação, que tenham ligações com a memória dos Meios de Comunicação no País, assim como eventuais relações com outros campos do conhecimento, como História, Letras, Educação, etc.

Da modalidade

Artigo 3º As modalidades do Prêmio são:

I – Pesquisa em nível de graduação, para estudos de Iniciação Científica (IC), Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e/ou ações desenvolvidas em disciplinas isoladas, sempre com a orientação de um professor. Os trabalhos devem ter sido finalizados até 31 de dezembro do ano anterior ao de realização do prêmio. Já o prazo máximo para a submissão de textos ao Prêmio é, automaticamente, o mesmo que para o envio de trabalhos aos GTs do Congresso da Alcar daquele ano.

Das inscrições

Artigo 4º Concorrerão automaticamente trabalhos que tenham sido selecionados para um dos GTs do Encontro Nacional: História do Jornalismo, História da Publicidade e da Comunicação Institucional, História da Mídia Digital, História da Mídia Impressa, História da Mídia Sonora, História da Mídia Audiovisual e Visual, História da Mídia Alternativa e Historiografia da Mídia.

§ 1ºOs graduandos que submeterem trabalhos vinculados a programas de Iniciação Científica deverão enviar, para o email do Prêmio (premiojmm@uol.com.br), documento comprobatório de tal condição, expedido pela instituição em que estuda, no qual conste o nome do projeto e do orientador.

§ 2ºJá os artigos resultantes de pesquisas de TCC e/ou de trabalhos realizados em disciplinas devem enviar, também para o email do Prêmio (premiojmm@uol.com.br), declaração do professor da disciplina em que o material foi desenvolvido ou, no caso dos trabalhos de conclusão de curso (TCC), uma declaração do coordenador de TCC ou do coordenador de curso de que se trata de um artigo em versão final.

§ 3ºTodos os trabalhos inscritos no Encontro e que desejem concorrer ao Prêmio deverão acrescentar, junto ao título do trabalho, uma nota de rodapé e esta deve conter a informação “Trabalho Concorrente ao Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia” mais o ano em questão.

§ 4ºSerão automaticamente desclassificados os trabalhos que apenas apresentarem o nome do aluno concorrente. Como autores devem constar aluno e professor-orientador.

§ 5ºOs artigos que forem concorrer ao Prêmio devem ser submetidos ao evento daquele ano, conforme as normas dos organizadores locais. Porém, devem, ainda, ser enviados aos coordenadores do Prêmio através do e-mail premiojmm@uol.com.br

Da Seleção e do Julgamento

Artigo 5ºO processo de escolha dos vencedores ocorrerá em duas etapas. Primeiramente, cada coordenador de GT seleciona e indica os dois melhores trabalhos/artigos aptos a participar do Prêmio de seu Grupo de Trabalho. Em seguida, os 16 trabalhados indicados pelos coordenadores de GTs serão avaliados pelos membros da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar). A avaliação deverá levar em consideração a contribuição da pesquisa para a História da Mídia do tempo passado e/ou do tempo presente, o conteúdo do trabalho, sua pertinência para os estudos da Comunicação e sua fundamentação.

§ 1ºNão poderão ser indicados para o Prêmio trabalhos que tenham sido orientados ou co-orientados por coordenadores dos GTs, membros da Diretoria da Alcar, coordenadores do Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia, coordenadores locais do evento nacional da Alcar ou participantes da equipe do Globo Universidade.

§ 2ºSerão desclassificados automaticamente os trabalhos que não forem apresentados no GT ou que forem apresentados pelos professores-orientadores.

Da Premiação

Artigo 6ºO resultado será divulgado durante a Plenária Final do Encontro Nacional da Alcar. Recebem certificado todos os 16 finalistas. Além disso, os trabalhos classificados em terceiro e segundo lugares receberão da Globo Universidade um kit com livros e/ou DVDs por ela editados/produzidos. Já o primeiro colocado ganhará uma viagem ao Rio de Janeiro, assim como o professor orientador, para conhecer a Central Globo de Produção (CGP/Projac), incluindo despesas com deslocamento aéreo ou rodoviário, alimentação e hospedagem.

Das Disposições Gerais

Artigo 7ºEventuais casos omissos serão resolvidos pela Diretoria da entidade, ouvidos o(s) coordenador(es) de GT(s), quando for o caso. As decisões são irrecorríveis.

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