formats

Publicado em 1 junho, 2013, por em Notícias.

Gabriella Pinheiro
2º período de Jornalismo da Ufop

Mediada pela professora do curso de Jornalismo da UFOP, Hila Rodrigues, a mesa temática sobre os 25 anos da morte de Henfil foi aberta com um vídeo apresentando o cartunista, divido em quatro partes: Henfil Filho, Henfil Irmão, Henfil Cartunista e Henfil Humorista.

Foto: Catarina Barbosa

A mesa contou com a presença de Afonso Andrade, Organizador do Festival de Quadrinhos de Belo Horizonte (MG); Chantal Herskovic, cartunista desde os 13 anos, que publica diariamente uma tira de quadrinhos da série Juventude no jornal Estado de Minas; e Reges Schwaab, jornalista, pesquisador e professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Os convidados abordaram, para além da vida de Henfil, a influência que ele teve no meio jornalístico, como cartunista e em suas escolhas profissionais. Afonso Andrade destacou a importância do cartunista na formação de leitores de quadrinhos: “Quem começa a ler quadrinhos não tem como não esbarrar nas obras do Henfil”. Além disso, Andrade relembrou o quanto Henfil se orgulhava da profissão: “Uma vez, ele mesmo disse: ‘não sou artista, sou jornalista’”. Para Afonso Andrade, Henfil foi um grande mestre que tinha muita dedicação ao seu trabalho.

Chantal destacou também algumas características do trabalho de Henfil, como sua capacidade de colocar as ideias nos quadrinhos em poucas palavras, mostrando ao mundo a realidade do que estava acontecendo no país. “Ele tinha um traço expressivo que chamava a atenção”, completou

Em sua fala, o profº Reges Schwaab abordou a relação do jornalismo com os quadrinhos, destacando que nos quadrinhos não se deve negligenciar a experiência de vida. as vivências e ideias. Um dos ouvintes da mesa, João Batista de Abreu, da Universidade Federal Fluminense (UFF), fez um depoimento inesperado e comentou que já chegou a frequentar a casa de Henfil quando tinha 16 anos.

Home Notícias ENHM discute trajetória de Henfil e sua contribuição para os quadrinhos no Brasil