formats

Por uma comunicação que promova o diálogo e o debate na sociedade

Publicado em 31 maio, 2013, por em Notícias.

Ana Elisa Siqueira

Um dos minicursos oferecidos em parceria com o Forúm das Letras, na tarde de 31 de maio, foi “A comunicação para transformação social“, ministrado pela gerente geral do canal futura, Lúcia Araújo. Ela iniciou a apresentação falando sobre a importância da formação dos comunicadores pois, segundo ela, “é fundamental para uma sociedade democrática ter uma imprensa operante”. Lúcia lembrou, ainda, uma célebre frase de Nelson Mandela: “Foi a imprensa que nunca esqueceu”.

Foto: Stênio Lima

Lúcia destacou a participação da comunicação para a transformação social, e lembrou que, apesar de muito se falar sobre o “poder” da mídia, existe pouca pesquisa sobre o tema. Essa é uma preocupação permanente do Canal Futura, que busca entender o impacto de sua produção televisiva na sociedade. “Tudo no Futura é feito engajado a uma agenda de movimento social”. Para a convidada, uma comunicação em prol do desenvolvimento social é feita por meio do diálogo, que torna a ação eficaz e melhora as chances de sucesso de projetos em desenvolvimento.

Educação

Lúcia Araújo acredita que, no Brasil, a principal transformação deve acontecer na educação, que seria a única forma de crescimento da sociedade. Recentemente, no projeto “Por que Pobreza?”, realizado em parceria com a BBC, o Futura desenvolveu a temática da pobreza no contexto da educação. O projeto quer auxiliar os educadores a compreender o cenário da pobreza no qual as crianças estão inseridas. O “Por que Pobreza?” é um projeto mundial, que envolve 69 TVs. Segundo Lúcia, essa iniciativa do canal britânico surgiu como uma preocupação com o sentido da televisão pública e veio ao encontro da preocupação do Canal Futura com as temáticas da Educação.

O Canal Futura atua articulado com redes da sociedade, que são parceiros mantenedores, como as universidades e ONGs, que ajudam o canal a manter um modelo cíclico e bidirecional de atuação, para além da tela da TV. Para Lúcia Araújo, o desenvolvimento social pode ter momentos diferentes nos meios de comunicação e na grande mídia, mas, no Futura, ele faz parte da sua natureza.

Home Notícias Por uma comunicação que promova o diálogo e o debate na sociedade