formats

O papel do editor em debate

Publicado em 31 maio, 2013, por em Notícias.

Felipe Augusto Passos Macedo e Silmara Filgueiras
2° período de Jornalismo da UFOP

Na tarde de quinta-feira (30), primeiro dia do 9o Encontro Nacional de História da Mídia, Edwaldo Costa, da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), apresentou o minicurso “Edição de vídeo: Reportagem televisiva”, no qual expôs uma nova visão sobre a importância do editor em uma reportagem.

Foto: Kaio Barreto

Com o auxílio do programa Adobe Premiere, cada um dos congressistas pôde acompanhar todos os passos do processo de edição: manuseio, dimensões, até técnicas de corte, seleção e enquadramento.

Uma das propostas do professor para o minicurso é orientar os alunos para que possam editar o seu próprio material, tornando-se “jornalistas multifuncionais“. O minicurso contou com boa participação do público. As tarefas propostas por Edwaldo eram executadas em tempo real, de modo a proporcionar aprendizado sobre os efeitos de vídeo adequados a cada situação, lembrando do papel fundamental de uma edição correta.

Home Notícias O papel do editor em debate