Facebook Twitter
formats

Marta Maia fala sobre o perfil no Jornalismo

Publicado em 31 maio, 2013, por em Notícias.

Caroline Tereza Antunes de Souza
2° Período de Jornalismo

Marta Maia, professora do curso de Jornalismo da UFOP, começou sua oficina sobre O Perfil no Jornalismo sendo clara: “Vocês vão sair daqui com mais dúvidas que certezas, porque quando a gente sai com muita certeza, alguma coisa está errada”. Marta utilizou como texto de apoio o livro “A Revista e seu Jornalismo”, recém-lançado e organizado por Frederico de Mello B. Tavares e Reges Schwaab, ambos professores do curso de Jornalismo da UFOP.

Foto: Kaio Barreto

A conversa começou pautada pela definição do perfil: uma biografia de curta duração. Aprofundando mais o assunto, a professora explicou que o perfil possibilita que o autor consiga fugir do jornalismo convencional, fazendo com que o jornalista se exponha um pouco mais, de um jeito mais extrovertido e despojado.

Segundo a professora, para se fazer um bom perfil, é preciso buscar a sombra, ir mais a fundo. Marta dá ênfase na importância da escrita autoral, da arte de escutar e do poder de observação – essenciais para se criar um perfil bem elaborado.

A oficina foi finalizada com uma proposta para os congressistas: Marta propôs que cada pessoa escolhesse alguém ao lado ou atrás, de preferência que não conhecesse, e convidou os participantes a criarem um perfil. A oficina foi encerrada de um jeito dinâmico, deixando todos com vontade de conhecer e praticar mais.

Home Notícias Marta Maia fala sobre o perfil no Jornalismo