formats

Ativismo digital é tema da conferência no 9° ENHM

Publicado em 30 maio, 2013, por em Notícias.

Kaio Barretto

Uma das primeiras conferências na programação do 9° Encontro Nacional de História da Mídia discutiu os impasses e perspectivas das redes sociais como ferramentas de difusão e ativismo político. A mesa “NINJA – Narrativas Integradas de Jornalismo e Ação” contou com a presença do professor de jornalismo da UFOP, Ricardo Augusto, de Ricardo Silva e Raíssa Galvão, representantes de mídia da Universidade Livre Fora do Eixo.

Foto: Kaio Barreto

Os participantes da mesa falaram sobre a quebra das barreiras entre o mundo off e on-line. Nas palavras de Raíssa Galvão, a internet tem o poder de “disseminar, complementar e potencializar ideias, possibilitando, assim, o nascimento de agentes de transformação. Há, no mundo on-line, uma expansão da mobilização de iniciativas do espaço físico e isso é uma grande plataforma para o ativismo político galgar cada vez mais força”.

Também foram debatidos, durante a conferência, os resultados de iniciativas como a página no Facebook “Ninja” e a experiência bem-sucedida de Ricardo Silva e Raíssa na construção de eventos parecidos com o festival “Existe Amor em SP” (https://www.facebook.com/ExisteAmorEmSp), que, assim como as outras iniciativas, não se dá somente pelo evento em si, mas pelos debates que são promovidos através da construção de uma narrativa de ativismo digital.

Para Marissa Santana, estudante da Universidade Federal do Tocantis (UFT), a conferência é muito importante por abrir um debate sobre como o ativismo digital pode ser usado para levar informações que algumas vezes não chegam ao público pelo jornalismo tradicional. “Foi super válida e importante a mesa para saber que tem gente que está fazendo algo mais, preocupados em mostrar algo mais do que a grande mídia mostra”, afirma Marissa.

Home Notícias Ativismo digital é tema da conferência no 9° ENHM