Facebook Twitter
formats

Oficina sobre livro e reportagem

O editor-executivo da Editora Record, Carlos Andreazza, vai ministrar uma oficina sobre o tema “Livro e eternidade: o lugar da reportagem”. Ele falará sobre história, gênero e os desafios da reportagem.

A oficina vai tratar sobre a história mundial das grandes reportagens, mencionando exemplos clássicos como Hiroshima, para, passando pelo new jornalism, abordar o momento do Brasil e as tantas oportunidades que o crescimento do país oferece para o exercício, em livro, da reportagem. Também vai abordar: os desafios do gênero; o diálogo entre textos jornalístico e literário; a questão do fôlego: o que habilita um trabalho jornalístico a deixar as folhas de um jornal para ganhar a imortalidade de um livro?

Segundo Andreazza, “terei, na prática, vários exemplos a dar, articulados, claro, à experiência de mercado. Creio que o leitor brasileiro, mais que nunca, tem interesse em investigações profundas sobre as mais importantes questões do país, e o mercado editorial do Brasil começa novamente a se voltar pra isso”.

Carlos Andreazza é jornalista formado pela PUC-Rio, editor-executivo da Editora Record, responsável pelos livros de não ficção brasileiros e estrangeiros, e membro do Conselho Editorial do Grupo Record. Trabalhou na Contracapa Editora, entre 2001 e 2002, e na editora francesa La Table Ronde, entre 2004 e 2005, por ocasião do ano do Brasil na França, e foi editor da Capivara Editora, especializada em livros de arte, por cinco anos, entre 2008 e 2012.

Home Notícias Oficina sobre livro e reportagem