formats

Mais uma parceria: Universidade Livre Fora do Eixo

Rafaella Rocha
Curso de Jornalismo da UFOP

O 9º Encontro Nacional de História da Mídia acaba de firmar mais uma parceria: desta vez com a Universidade Livre Fora do Eixo, que vai participar do evento com três atividades: uma palestra, uma oficina e na cobertura colaborativa.

A Universidade Livre Fora do Eixo é o projeto de formação do Fora do Eixo, que se distribui em cerca de 450 campi permanentes e temporários em todo o país, unindo mais de 2.000 pessoas de 200 coletivos culturais do Brasil.

A partir das soluções criativas desenvolvidas pelos coletivos em diferentes contextos socioculturais nos últimos sete anos, a rede vem acumulando experiências que, sistematizadas, transformam-se em tecnologias replicáveis. Sob a lógica da colaboração, essas “tecs” permanecem em processos de aperfeiçoamentos constantes, provocando novos desafios e soluções criativas que retroalimentam a rede. É neste ambiente cognitvo, vivo, dinâmico e plural de aprendizagem que a Universidade Fora do Eixo atua e se baseia.

Utilizando-se das ações e eventos da rede como plataformas de circulação de conhecimento e conexão de pessoas, a UniFdE promove atividades de formação livre por todo o país, buscando e envolvendo novos agentes e experiências que se conectam e passam a participar da construção deste laboratório de aprendizagem, gerando um enorme circuito de conhecimentos e tecnologias livres em constante movimento.

Participação de agentes do Fora do Eixo no Encontro

A 9ª edição do Encontro Nacional de História da Mídia conta com a presença de integrantes da Universidade Fora do Eixo, que participarão das atividades do evento através da realização de conferência, oficina e produzindo a cobertura colaborativa de toda a programação.

A proposta é que a rede de coletivos Fora do Eixo transforme o evento em um campus temporário da UniFdE, fortalecendo os momentos de trocas de conhecimento e estendendo o convite a participação de estudantes de outras partes do país para que tenham a oportunidade de ampliar repertórios sobre comunicação. Para isso, o encontro será transmitido via internet pela plataforma PósTV, que permite a participação virtual através do chat da transmissão, Facebook e Twitter.

Todo conteúdo produzido pela equipe de comunicação que integrará a cobertura colaborativa estará livre para ser utilizado e remixado sem nenhuma exigência quanto aos direitos autorais.

Home Notícias Mais uma parceria: Universidade Livre Fora do Eixo