Facebook Twitter
formats

Paulo Markun na mesa sobre mídia e ditadura

Silmara Alves
Aluna do curso de Jornalismo da UFOP

Jornalista e escritor, Paulo Markun vai participar do 9° Encontro Nacional de História da Mídia, na mesa sobre mídia e ditadura, que também vai contar com Audálio Dantas e Lucas Figueiredo. A mediação é da professora Marta Maia (UFOP).

Markun nasceu na cidade de São Paulo, se formou em Jornalismo pela ECA-USP em 1974, mas exercia a profissão desde 1971. Já trabalhou em grandes empresas de comunicação, como Rede Globo e Rede Record. Apresentou o programa Roda Viva da TV Cultura. Criou veículos de comunicação, como Pasquim São Paulo, Imprensa, Radar, Deadline e Jornal do Norte. Autor de treze livros, já dirigiu também oito documentários, entre eles: O dia da caça (1982); Anita Garibaldi, amores e guerras (1999); AI-5 O dia que não existiu (2001) e 7 faces da guerra – O Brasil contra a Aids (2003).  Entre os anos de 2007 e 2010 foi presidente da Fundação Padre Anchieta, fundação governamental brasileira que dese nvolve atividades de rádio e televisão educativos.

Apesar dos momentos de sucesso, prêmios e glórias, o jornalista passou por momentos difíceis na época da ditadura militar do Brasil. Uma semana antes da prisão e morte trágica de Vladimir Herzog, Paulo Markun também foi preso. A partir desta fase marcante em sua vida, Markun escreveu dois livros retratando os acontecimentos.

Mais informações no site: paulo.markun.com.br.

Home Notícias Paulo Markun na mesa sobre mídia e ditadura