formats

Curso de Jornalismo da UFOP organiza o 9º ENHM

Marília Mesquita
1º período de Jornalismo da UFOP

O curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) está a mil por hora nos preparativos do 9º Encontro Nacional de História da Mídia. Em 2012, o curso organizou, com grande sucesso, o Intercom Sudeste, que bateu todos os recordes em inscrições. Mas o curso é ainda jovem e tem somente uma turma formada até agora.

Em 2008, com o programa de expansão da educação superior através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) incorporou aos seus cursos o Bacharelado em Comunicação Social-Jornalismo.

Com o objetivo de uma formação acadêmico-profissional em diversas habilidades, a grade curricular do curso articula disciplinas de reflexão teórica e metodológica nas áreas de comunicação e do jornalismo e disciplinas práticas voltadas às linguagens das mídias impressa e eletrônica. Para cumprir o projeto pedagógico há o desenvolvimento de atividades laboratoriais nas áreas do jornalismo impresso, radiofônico, televisivo e digital, visando práticas de simulação da realidade do mercado de trabalho, com ênfase para as práticas jornalísticas possibilitadas pelos princípios da convergência digital.

Com apenas quatro anos de atuação, o curso de Jornalismo já rendeu à UFOP a premiação Expocom Sudeste e o prêmio Nacional na modalidade melhor Jornal Laboratório Impresso com o “Lampião” em 2012, assim como a Expocom Sudeste na modalidade melhor Revista Laboratório Impressa com a “Revista Curinga”, também em 2012. Em outras oportunidades, foi também premiado na modalidade Documentário com “Sineiros: a construção da identidade pessoal através de dos toques dos sinos”, Programa de Rádio com “Pauta Verde: o meio-ambiente em foco no radiojornalismo”, Produção em Jornalismo Informativo-Noticiário com “Tribuna da palhaçaria”, Jornal-Mural com “Informativo do Curso de Jornalismo e da Proposta Transdisciplinar”, Telejornal com “Telejornal Livre A cesso – especial Monsenhor Horta”, além de Fotografia Artística e Jornalística.

Com a formação da primeira turma de Jornalismo, no ano passado, a estrutura física e didática do curso de graduação foi avaliada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) conquistando uma nota 4, sendo 5 a nota máxima. A consolidação vem acontecendo gradualmente, além das premiações adquiridas com trabalhos laboratoriais, através das parcerias de divulgação e promoção de eventos como o 9º Encontro Nacional da História da Mídia.

Home Notícias Curso de Jornalismo da UFOP organiza o 9º ENHM