Facebook Twitter
formats

Mina da Passagem: mina de ouro aberta à visitação

A maior mina de ouro aberta a visitação do mundo, a Mina da Passagem, é um passeio imperdível para quem visita Ouro Preto. A descida para as galerias subterrâneas é feita por meio de um trolley, que chega a 315m de extensão e 120m de profundidade, onde se vê um maravilhoso lago natural.

A temperatura é estável o ano todo, entre 17 a 20 graus Celsius. Desde a sua fundação, no início do século XVIII, foram retiradas aproximadamente 35 toneladas de ouro da mina.

A mina fica a cinco minutos de Ouro Preto, em direção a Mariana e está aberta à visitação pública às segundas e terças, de 9 às 17 horas, e quartas a domingos de 9 às 17h30.

A mina da Passagem tem 30 quilômetros de túneis, com lagos subterrâneos de águas cristalinas. Em 1719 foram descobertas as primeiras jazidas da mina, que só começaram a ser exploradas em 1819, durante ciclo do ouro em Minas Gerais pelos portugueses e ingleses. Em 1960 as atividades da mina foram paralisadas e, em 1976, aberta à visitação. Hoje a mina é utilizada para turismo e também para pesquisas diversas.

Home Notícias Mina da Passagem: mina de ouro aberta à visitação