Facebook Twitter
formats

Minicurso sobre Jornalismo de Revista

A jornalista Michele Tavares vai ministrar, no 9º Encontro Nacional de História da Mídia, um minicurso sobre o tema: Elementos biográficos e temporalidade no Jornalismo de Revista – Um olhar sobre a vitória de Barack Obama em 2008 e 2012.

O minicurso prevê a abordagem de quatro temáticas, principalmente:

  1. uma reflexão sobre o Jornalismo como lugar de articulação da temporalidade (não-cronológica) e do dispositivo ‘revista’ como agente documental;
  2. noções de memória coletiva;
  3. análise de como os elementos biográficos resinificam a dimensão temporal (presente-passado-futuro) na construção da narrativa jornalística: como se dá a recuperação de um passado biográfico em articulação com as expectativas futuras que os personagens políticos podem representar?;
  4. a prática de exercício metodológico: identificar como as revistas semanais de informação estabelecem a relação temporal associada aos elementos biográficos do personagem político Barack Obama, no texto jornalístico das revistas semanais de informação, em sua dimensão discursiva verbo visual.

Segundo Michele, “práticas como reescrever histórias, revisitar eventos passados, retomar eventos históricos ou comemorativos, marcam a regularidade do fazer jornalístico que, por sua vez, combina forma e conteúdo como estratégias discursivas convencionadas pelas organizações midiáticas. Mas, ao pensar a construção biográfica no jornalismo, nos deparamos com a forma como as revistas semanais de informação convocam certos elementos biográficos ao longo da plenitude do tempo, operacionalizando a noção de memória e estabelecendo as relações presente-passado/ passado-futuro no discurso jornalístico”.

Nesse sentido, Michele lembra que “a forma como percebemos a relação presente-passado-futuro nas reportagens relembra o papel da linguagem jornalística como mediadora de acontecimentos históricos e o cuidado no resgate temporal que o texto das reportagens deve apresentar. No caso das vitórias de Lula e Obama, o contexto sociopolítico em nível mundial é o fio condutor que representa a relação intrínseca que o tempo exerce sobre o espaço. As eleições como acontecimentos históricos situados no tempo e no espaço requerem do jornalismo uma unidade ainda que os fatos sejam contados de forma fragmentada para que a compreensão dos elementos biográficos seja apreendida de forma eficaz”.

Além de jornalista. Michele Tavares é também mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Home Notícias Minicurso sobre Jornalismo de Revista