Facebook Twitter
formats

Minicurso sobre a história da TV digital brasileira

Publicado em 9 abril, 2013, por em Notícias.

A TV Digital Brasileira: uma história em construção. Este é o tema do minicurso que será ministrado pela professora Erika Zuza (UFRN) no 9º Encontro Nacional de História da Mídia. A atividade vai abordar aspectos relevantes como os elementos históricos do processo de escolha do padrão japonês para a TV Digital brasileira, o Decreto Nº 5.820/2006 que institui o Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre e o processo de implantação da TV digital no Brasil.

Segundo a professora Érika, “a história da televisão brasileira é marcada pelos contextos políticos e econômicos do país. Com a chegada da TV digital não foi diferente: o processo de escolha do padrão de transmissão digital foi realizado através de muitos debates, audiências e brigas de interesses entre governos, emissoras, operadoras e fabricantes. O padrão japonês, ISDB-T, foi escolhido e, portanto, considerado o mais adequado para a realidade brasileira. Em 2006 o Decreto nº 5.820, assinado pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, instituiu o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD-T), após anos de debates e de pesquisas que envolveram mais de 90 Universidades do país.

Os pesquisadores aperfeiçoaram o padrão japonês e geraram um sistema próprio brasileiro, considerado atualmente o mais eficaz sistema do mundo para transmissão do sinal digital de televisão. Em dezembro de 2007, a TV Digital brasileira foi lançada oficialmente em São Paulo. Iniciava ali o período em que estamos atualmente: a fase de transição e implantação da TV Digital no país. De lá pra cá, as emissoras de televisão estão investindo na implantação do novo sistema, também por força da determinação do Ministério das Comunicações que coloca 2016 como o prazo final para a mudança total do sistema, o que significa um grande desafio para os players que investem alto em equipamentos e na capacitação de profissionais, assim como representa benefícios para os telespectadores, que passam a ter acesso a uma televisão de qualidade superior”.

A professora explica que, a partir deste cenário, serão propostas discussões durante o minicurso, observando o que mudou efetivamente desde o lançamento da TVD brasileira “e refletir sobre os aspectos que existem somente através de pesquisas e promessas pouco disseminadas, notadamente o benefício da interatividade com o uso do middleware criado por pesquisadores brasileiros, o Ginga”.

Érika Zuza é jornalista profissional (UFRN), mestre em TV Digital (UNESP), especialista em Gestão Estratégica da Informação e em Jornalismo Econômico, (UFRN), é ainda professora substituta dos cursos de Jornalismo, Radialismo e Publicidade e Propaganda (UFRN) e professora da pós-graduação lato sensu em Gestão de Marcas (UFRN).

Home Notícias Minicurso sobre a história da TV digital brasileira