formats

Documentário sobre a história da TV

Publicado em 5 abril, 2013, por em Notícias.

Gabriella Pinheiro de Sousa
1º período de Jornalismo da UFOP

Congressistas do 9º Encontro da História da Mídiavão poder conferir o documentárioCariocas do Brejo Entrando no Ar: Um olhar sobre os primeiros anos da televisão em Juiz de Fora, produzido pelo professor Flávio Lins, doutorando em Comunicação na UERJ e fez o mestrado na UFJF, onde pesquisou o início da televisão em Juiz de Fora.

O documentário explora as décadas de 1940, 1950 e 1960 da produção televisiva de Juiz de Fora. São destacados importantes marcos como: as primeiras transmissões televisivas da América do Sul, a abordagem da luta para trazer sinal de TV para a cidade de Juiz de Fora e o intercâmbio cultural que havia com o Estado do Rio de Janeiro, incluindo produções juizforanas que eram transmitidas em emissoras fluminenses, principalmente na TV Tupi.

Flávio Lins utilizou como material de pesquisa revistas, jornais e matérias audiovisuais, além de contar com histórias e depoimentos de diversos profissionais da área de comunicação de Juiz de Fora.

O professor explica que, em Juiz de Fora, “além de ter surgido a primeira emissora de televisão do interior do país, foram feitas as primeiras transmissões de TV da América Latina (década de 1940).  A partir de minhas pesquisas, produzi um filme documentário de 55 minutos e também um livro lançado em 2012).  O filme conta com depoimento inédito de Olavo Bastos Freire, o  juiz-forano pioneiro da televisão na América Latina.  Mas além de depoimentos, apresento também imagens inéditas destas  primeiras transmissões feitas no interior do país.  O filme trata ainda do surgimento da TV Mariano Procópio, primeira emissora de TV do interior do Brasil. Foi muito elogiado e premiado no Recine (Festival Int ernacional de Filmes de Arquivo do Arquivo Nacional – RJ)”.

Home Notícias Documentário sobre a história da TV