formats

Grupo de dança Rosários faz a abertura do 9º ENHM

Carol Antunes
Aluna do curso de Jornalismo da UFOP

O grupo de dança Rosários é mais uma das atrações do 9° Encontro Nacional de História da Mídia. O grupo faz parte de um projeto de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e, por meio de coreografias folclóricas, os dançarinos expressam a cultura local. O Rosários nasceu em 2010, pelas mãos da professora Juliana Bergamini, e hoje viaja por vários lugares espalhando a arte e sua história.

A ideia do grupo surgiu quando a professora Juliana trabalhava com dança para terceira idade, e, a partir daí, pessoas de várias faixas etárias passaram a procurar pelo seu projeto. Em 2011 ela resolveu abrir as aulas para crianças a partir dos sete anos de idade e o grupo só cresceu.

A proposta do Rosários é trabalhar o corpo e seus movimentos, focar no conhecimento do próprio, sem técnicas especificas. O grupo tem como foco maior fazer com que os alunos expressem seus sentimentos pela dança e os usem no seu dia-a-dia. Juliana vê o grupo como uma experiência para que os alunos possam se sentir bem consigo mesmos, conhecer seus limites e respeitar tanto os seus quanto os dos outros, sem massificação de coreografia, onde possam ser capazes de vivenciar suas individualidades e compartilhá-las no coletivo.

O Rosários é um grupo que liga educação física, música e artes cênicas – independentemente do curso que se faz. Com seu gingado, técnica e arte, o grupo Rosários só vem a somar ao nosso evento.

O programa Plano Aberto, da TV UFOP, fez uma reportagem sobre o grupo. Confira!

Home Sem categoria Grupo de dança Rosários faz a abertura do 9º ENHM