formats

Dreisse Drielle
1º período de Jornalismo da UFOP

Foto: Lincon Zarbietti

A realização de uma mesa com o objetivo de refletir sobre a história da mídia no Brasil e em Portugal é uma das atividades de destaque do 9º Encontro Nacional de História da Mídia.

Uma das participantes da mesa é a professora Marialva Carlos Barbosa, ex-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) e vice-Presidente da Intercom. Na realidade, a professora Marialva é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense, mas cursou o mestrado e o doutorado em História. Além disso, possui pós-doutorado em Comunicação pela LAIOS-CNRS, Paris – França.

Autora dos livros História Cultural da Imprensa – Brasil 1900-2000, que foi ganhador da Medalha Carlos Eduardo Lins e Silva e História Cultural da Imprensa – Brasil 1800-1900, Marialva ganhou o prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, categoria Maturidade Acadêmica, em 2008 e possui dezenas de artigos em revistas nacionais e internacionais. No momento, ela se dedica às pesquisas que de certo modo interligam a comunicação à história, além de investigar os modos de comunicação entre os escravos no Brasil do século XIX.

Marialva se aposentou na Universidade Federal Fluminense, onde deu aulas por 31 anos e, recentemente, retornou ao magistério público, desta vez como professora titular de Jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Home Notícias Marialva Barbosa participa da mesa Brasil-Portugal