Facebook Twitter
formats

Colcha de Versos: exposição de arte e cultura

Catarina Barbosa
1º período de Jornalismo da UFOP 

Na exposição de arte e cultura do 9º Encontro Nacional de História da Mídia, o congressista poderá conferir a Colcha de Versos, mais uma dentre as muitas novidades do evento. O grupo Colcha de Versos é coordenado pela Dona Zezé e é composto por quatro bordadeiras, uma costureira e uma escriba.

O Colcha de Versos é descrito como “uma mistura de artesanato e literatura com uma pitada do jeitinho mineiro de ser e de fazer”. Idealizado inicialmente em 2007, pela artesã Maria José, o projeto tomou forma e está localziado em Ouro Preto, cidade que serve de inspiração para bordar poesia árcade. A ideia surgiu de uma toalha com versos do poeta Tomás Antônio Gonzaga.

As poesias de Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manoel da Costa, Alvarenga Peixoto e Beatriz Brandão, entre outros poetas do século XVIII, são bordadas manualmente com linhas coloridas. Há vários tipos e tamanhos: colchas de casal ou de solteiro, almofadas, travesseiros, bolsas, caminho de mesa e quadros.

No início uma distração, o trabalho cresceu e fez Dona Zezé uma empreendedora do artesanato local. Atualmente, com outras senhoras, ela acredita no desenvolvimento sustentável por meio do artesanato e projeta isso para as futuras gerações. Crê que isso garante a sobrevivência material e preservação do passado, assim como estimula nas pessoas o gosto pela leitura.

O blog do Colcha de Versos foi ao ar pela primeira vez em 2009 e no dia 15 de novembro de 2011 a página já tinha atingido mais de duas mil visualizações.

Para mais informações, acesse: colchadeversos.blogspot.com.br.

 

Home Notícias Colcha de Versos: exposição de arte e cultura