Facebook Twitter
formats

Lúcio Flávio Pinto no 9º ENHM

Gabriella Pinheiro
1º período de Jornalismo da UFOP 

Foto: Reprodução.

Um dos convidados do 9° Encontro da História da Mídia é o jornalista e sociólogo Lúcio Flávio Pinto, que vai falar sobre a sua militância na mídia alternativa. Reconhecido em todo o país e no exterior pelo seu trabalho no Jornal Pessoal, Lúcio Flávio é, certamente, um dos mais vibrantes jornalistas brasileiros.

Nascido em Santarém (PA), começou sua carreira em 1966, no jornal Província do Pará, trabalhando em seguida no já extinto Correio da Manhã do Rio de Janeiro. Percorreu redações de grandes jornais e, em 1988, largou a imprensa e se dedica, desde então, ao Jornal Pessoal, baseado em Belém, que escreve sozinho há 20 anos.

Recebeu quatro prêmios Esso e dois Fenaj, da Federação Nacional dos Jornalistas que, em 1988, considerou o Jornal Pessoal o melhor das regiões Norte e Nordeste. Devido às suas publicações no jornal defendendo a Amazônia e denúncias contra os direitos humanos, recebeu, em 2005, o prêmio anual da Comitte for Jornalists Protection (CPJ), de Nova York. Em trabalho na defesa da verdade e contra as injustiças sociais, recebeu o prêmio Colombe d’oro per La Pace, em Roma, em 1977.

Lúcio Flavio Pinto também é autor de 12 livros sobre a Amazônia, sendo os mais recentes: Hidrelétricas na Amazônia, Internacionalização da Amazônia, CVRD: a sigla do enclave da Amazônica, Guerra Amazônica, Jornalismo na linha de tiro e Contra o Poder.

Home Notícias Lúcio Flávio Pinto no 9º ENHM