formats

9º Encontro Nacional da História da Mídia e Fórum das Letras firmam parceria

Dreisse Drielle e Marília Mesquita

O Encontro Nacional da História da Mídia, que tem sua 9ª edição na cidade de Ouro Preto, acaba de fechar uma parceira com o consolidado e tradicional Fórum das Letras, promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto. Ambos ocorrerão, paralelamente, nos últimos dias de maio e primeiros de junho, tendo o Fórum das Letras sua abertura oficial em 29 de maio e o encerramento em 2 de junho. Já o Encontro Nacional da História da Mídia realizará suas atividades no período entre 30 de maio e 1º de junho.

Da esq. para dir. as profas. Marta Maia, Nair Prata e Guiomar de Grammond, na reunião que selou a parceria

O Fórum das Letras promove o encontro entre diferentes abordagens no campo literário e, neste ano, tem como tema a origem da literatura como resgate da história nacional. De acordo com a professora da UFOP Marta Maia, uma das organizadoras do Fórum das Letras, a parceria conta com uma oportunidade ímpar de compartilhar esforços e agregar saberes possibilitando um encontro com personalidades míticas em um cenário símbolo da cultura mineira.

Já o 9º Encontro Nacional da História da Mídia tem como tema as fronteiras conceituais e as diferenças entre história da comunicação e história da mídia. A coordenadora do evento, professora Nair Prata, destaca a parceria com o Fórum das Letras, lembrando que os congressistas que virão a Ouro Preto poderão participar, na realidade, de dois eventos. “A parceria é a concretização da não concorrência, facilitando uma ampla perspectiva do ponto de vista acadêmico e cultural. Vamos oferecer uma diversificada programação e os participantes poderão escolher o que acharem mais interessante”.

Uma das atividades em conjunto será a realização de uma mesa sobre a memória do período ditatorial, abrindo um debate a respeito da violação dos direitos humanos por agentes do Estado, na chamada Comissão da Verdade. Outras programações em conjunto serão divulgadas posteriormente.

Home Notícias 9º Encontro Nacional da História da Mídia e Fórum das Letras firmam parceria