formats

O Correio da Manhã e a Crítica Literária são tema de minicurso no ENHM

Publicado em 2 junho, 2013, por em Notícias.

Anna Antoun

O minicurso ”O Correio da Manhã e a Crítica Literária”, atividade em parceria com o Fórum das Letras, foi comandado pela jornalista Rachel Bertol, na tarde de sábado, 1/6. Rachel é doutoranda da Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde desenvolve projeto sobre o extinto jornal Correio da Manhã. Trabalhou muitos anos nos cadernos de economia e política no jornal O Globo mas, recentemente, mudou para uma área que sempre despertou seu interesse: a literatura.

O Correio da Manhã foi um periódico brasileiro publicado entre 1901 e 1974, que seguia uma corrente mais liberal que os outros jornais. Sofreu grande repressão do golpe de 1964 e associou-se às camadas populares da república.

Durante o minicurso, a jornalista citou alguns críticos que escreveram para o Correio: José Veríssimo, o primeiro crítico do jornal e que colaborava constantemente na imprensa; Álvaro Lins, um dos grandes destaques, que, inclusive, enfrentou uma das mais importantes polêmicas literárias do século XX; e Lima Barreto, que, após largar o periódico, escreveu um livro retratando o jornal (Recordações do escrivão Isaías Caminha).

Rachel encerrou sua participação dizendo que hoje em dia a crítica está em outra configuração e que os cursos de Letras e Comunicação estão caminhando cada vez mais juntos. Segundo ela, o curso de Letras tem muito a contribuir para o Jornalismo, pois possui uma grande bagagem de referências e bibliografias.

Home Notícias O Correio da Manhã e a Crítica Literária são tema de minicurso no ENHM